SóProvas


ID
4902022
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre a leptospirose.

I A leptospirose é descrita classicamente como bifásica. A fase leptospirêmica caracteriza-se por febre de vinte e quatro a quarenta e oito horas de duração, tempo durante o qual o microrganismo pode ser cultivado a partir do sangue.
II Durante a fase imune, a resolução dos sintomas pode coincidir com o aparecimento de anticorpos, e leptospiras podem ser cultivadas a partir da urina.
III Na leptospirose grave, anormalidades radiográficas pulmonares são mais comuns do que seria esperado com base no exame físico. O achado radiográfico mais típico é um padrão alveolar bilateral esparso, que corresponde à hemorragia dispersa. Essas anormalidades afetam predominantemente os lobos superiores.
IV Ceftriaxona, cefotaxima ou doxiciclina são alternativas satisfatórias à penicilina para o tratamento da leptospirose grave.

Das afirmativas acima, estão corretas apenas:

Alternativas
Comentários
  • I A leptospirose é descrita classicamente como bifásica. A fase leptospirêmica caracteriza-se por febre de vinte e quatro a quarenta e oito horas de duração, tempo durante o qual o microrganismo pode ser cultivado a partir do sangue. RE: Caracteriza-se pela instalação abrupta de febre, comumente acompanhada de cefaleia, mialgia, anorexia, náuseas e vômitos, e pode não ser diferenciada de outras causas de doenças febris agudas.

    III Na leptospirose grave, anormalidades radiográficas pulmonares são mais comuns do que seria esperado com base no exame físico. O achado radiográfico mais típico é um padrão alveolar bilateral esparso, que corresponde à hemorragia dispersa. Essas anormalidades afetam predominantemente os lobos superiores. RE: infiltrado alveolar ou lobar, bilateral ou unilateral, congestão e SARA/infiltrado em radiografia de tórax, com ou sem manifestações de hemorragia pulmonar (hemoptoicos ou hemoptise)