SóProvas


ID
4902223
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A palavra “suicídio” vem da expressão latina sui caedere, que significa “matar-se”. Por vezes empregada de maneira a designar “morte voluntária”, “morte intencional” ou “morte autoinfligida”, na língua portuguesa, essa palavra significa o ato deliberado pelo qual um indivíduo possui a intenção e provoca a própria morte. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Na C é o conceito de instigar.

  • a) Entre as modalidades mais comuns de suicídio, há o enforcamento, caracterizado como uma modalidade de asfixia mecânica na qual há a compressão do pescoço da vítima por determinado objeto (instrumento constritor) em decorrência de uma força externa sobre a região cervical.

    O enforcamento ocorre pela constrição passiva do pescoço exercida pelo peso do corpo.

    b) Entre as modalidades mais comuns de suicídio, há o estrangulamento, caracterizado como uma modalidade de asfixia mecânica na qual há a compressão do pescoço por determinado instrumento, agindo o próprio peso do corpo da vítima como força ativa.

    Estrangulamento é a constrição ativa do pescoço exercida pela força muscular.

    c) O suicídio não é crime; entretanto, induzir ao suicídio (reforçar uma ideia de autodestruição que o suicida já tinha em mente) é crime, conforme consta no artigo 122 do Código Penal Brasileiro.

    Induzir → Significa despertar, dar, criar a ideia na cabeça da vítima a qual ainda não possui. Ex: (A vítima conta seus problemas a um sujeito e ele sugere que dê fim a sua vida). 

    Instigar → Significa reforçar, encorajar uma ideia já existente.

    d) Nos locais de supostos suicídios por CO (monóxido de carbono), o exame perinecroscópico deverá ser realizado de forma a dedicar especial atenção às características dos livores de hipóstase, que se apresentam com tonalidade escurecida.

    Nos casos de morte com intoxicação pelo monóxido de carbono, que leva à formação de carboxiemoglobina, deixando o sangue com tonalidade vermelho-acarminada, os livores retratam essa cor.

    e) O envenenamento (ou intoxicação aguda) propriamente dito ocorre quando uma pessoa inala ou ingere alguma substância tóxica ou quando esta entra em contato direto com sua pele. O fator letal, nesse caso, está relacionado com o potencial de toxicidade da substância em questão.

    CORRETA.

  • GABARITO: E

  • induzimento, instigação e auxílio ao suicídio ou à automutilação. São condutas previstas no tipo do artigo 122 do Código Penal. Porém, o conceito entre parênteses é o de instigação.
  • Gab. E

    Induzir: induz e planta a semente da maldade, não pensa, dá a ideia. O desejo emergiu na pessoa.

    “Por que você não se mata?”

    Instigar: rega a semente que já existe. Existe o pensamento, que é potencializado.

    “Acho que vou me matar...”, o outro diz: “se mata!”

    https://lucinakamura.jusbrasil.com.br/artigos/533241953/induzimento-instigacao-ou-auxilio-a-suicidio-art-122-cp

  • Já é a terceira vez que erro essa questão e, provavelmente, daqui um ano ei de errá-la novamente.

    O fator letal, ao menos nos manuais em que li, não estão relacionados à toxidade da substância, mas sim, ao grau de tolerância que seu organismo tem em relação à substância ou sua quantidade.