-
Os locais de morte aparentemente natural costumam ser escassos em vestígios, já que normalmente há uma única pessoa envolvida (a própria vítima) e ela não contribui intencionalmente para o resultado.
Letra B.
-
Sobre a A:
Toda morte que não é natural, é chamada de morte violenta, seja ela um homicídio (em sentido amplo, e não na acepção do art. 121 do Código Penal), suicídio ou acidente.
-
GABA. B
SOBRE A C: Significado de Perinecroscópico: Exame realizado por peritos criminais no local de crime. Não deve ser confundido com a necrópsia, que é realizado por médico legista e exame do corpo em seu exterior e interior. O exame perinecroscópico limita-se ao exame externo.
Os peritos criminais têm atribuição para exame do local e instrumentos do crime, devendo efetuar o exame perinecroscópico para orientação de seus trabalhos, fotografando o corpo na posição em que for encontrado, bem como todas as lesões externas e vestígios deixados no local do crime, em obediência ao art. 164 do Código de Penal.
Os médicos legistas, por outro lado, efetuam o exame necroscópico, nas dependências do Instituto Médico Legal, por vezes sem ter conhecimento da dinâmica do evento, dos comemorativos ou mesmo dos achados de local.
-
Resposta Prof Sílvio Duart do Gran:
a) Errada. Os locais de acidentes podem ser considerados violentos, pois não são exatamente as consequências penais que classificam tais locais e, sim, as circunstâncias fáticas que envolvem o evento.
b) Certa. Em mortes comprovadamente naturais o fator surpresa é determinante, pois em regra não existem atos executórios para chegar ao resultado morte, como no caso de um homicídio.
c) Errada. Tanto em mortes aparentemente naturais quanto em homicídios o exame no cadáver (perinecroscópico) deve ser realizado com o mesmo rigor analítico, pois até então não é sabido a causa da morte (causa mortis).
d) Errada. Realmente o rigor analítico em ambos os cenários devem ser os mesmos, agora, dizer que deixam vestígios semelhantes a questão pecou mortalmente.
e) Errada. Na verdade, é incomum encontrar arrombamento em locais de morte natural, pois a morte é inesperada e, via de regra, não há atos executórios voluntários para que se chegue ao resultado morte.
Letra b.