-
Sobre a letra a): É possível que acidentes fatais ocorram a baixas tensões.
Mecanismos de morte
a. Alta tensão (> 1200 volts): morte cerebral, bulbar e tronco encefálico. A morte pela corrente elétrica de alta voltagem decorre do aumento da temperatura cerebral e parada respiratória central. Pode ocorrer asfixia de origem central – por lesão no bulbo.
b. Média tensão (120 a 1200 volts): asfixia por alteração do funcionamento dos músculos acessórios da respiração, causando fadiga desses músculos.
*ATENÇÃO! Lembrar que pode haver morte por ASFIXIA decorrente de ELETRICIDADE.
c. Baixa tensão (abaixo de 120 volts): arritmia, parada cardíaca, mecanismos cardíacos. Nos acidentes com correntes elétricas de baixa voltagem, a morte é geralmente provocada por fibrilação ventricular.
-
A regra apresentada pela colega Rayana responde 99% das questões, mas cuidado! Caso a questão fale que ocorreu asfixia cuja origem seja no sistema nervoso central será uma corrente de ALTA TENSÃO! Então devemos ter atenção em assinalar logo de cara como média tensão todas as mortes por asfixia, atentando para o caso concreto.
-
Por que a C está errada?
-
Rafaela, a alternativa c está errada porque nem sempre um calçado isolante vai garantir a imunidade de uma pessoa. Por exemplo, se alguém estiver calçado e mesmo assim tocar em um transformador de alta tensão, não tem borracha que dê jeito. A única maneira de alguém ficar "imune" à corrente elétrica é não ter os seus pés em contato direto com o chão.
-
A C está errada porque é possível que, por exemplo, a corrente elétrica entre por um braço e saia por outro. Além de que, como já foi dito, a tensão elétrica ser tamanha que consegue vencer a constante dielétrica dos calçados.