SóProvas


ID
4902793
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Atividades como jateamento de areia, trabalho em pedreiras, preparação de mistura a seco na produção de cerâmica branca ou porcelana e extração de minérios em minas subterrâneas podem provocar a deposição de poeira nos pulmões com reação tissular, cursando com sintomas de dispneia aos esforços e astenia. Em fases avançadas, pode evoluir com insuficiência respiratória e cor pulmonale. A doença profissional típica descrita anteriormente corresponde a

Alternativas
Comentários
  • Silicose

    Trata-se de uma pneumoconiose (doenças pulmonares causadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões) causada pela inalação de partículas de sílica.

    A sílica (ou óxido de silício) é o principal componente da areia e matéria prima para a fabricação do vidro e do cimento.

    As consequências da inalação dessa substância (principalmente se muito duradoura), limita muito a capacidade respiratória da pessoa afetada, tanto no que diz respeito à capacidade de oxigenação do sangue quanto à expansão pulmonar, com repercussão em outras funções orgânicas, sobretudo cardíaca.

    É uma doença profissional e geralmente afeta os mineiros que trabalham em túneis e galerias e todas as demais pessoas expostas ao pó de sílica.

    A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares, causando graves danos a eles e levando a uma fibrose pulmonar nodular irreversível.

  •  jateamento de areia -->Sílica-->Silicose,