SóProvas


ID
4902913
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Texto para responder a questão.


Asfixia, sob o ponto de vista médico-legal, é a síndrome caracterizada pelos efeitos da ausência de oxigênio no ar respirável por impedimento mecânico de causa fortuita, violenta e externa nas circunstâncias mais variadas.  

Acerca do Monóxido de Carbono, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CERTA:

    LETRA C

    *É um óxido neutro.

  • A-É um gás altamente ( levemente) inflamável, incolor e com odor resinado (inodoro).

    B-É produzido pela queima completa (incompleta) de materiais que contêm carbono.

    C-É um óxido neutro. (correto)

    D-É capaz de estabelecer ligações químicas altamente instáveis (estáveis) com a hemoglobina das hemácias.( forma a carboxiemoglobina, que é extremamente estável, impedindo que o O2 circule pelo sangue)

  • GABARITO: C

    O monóxido de carbono é um gás à temperatura ambiente, de aparência incolorsem cheiro e sem sabor. É caracterizado como um asfixiante químico, pois impede a utilização biológica do oxigênio e, por isso, é extremamente tóxico. Por conta de suas características físicas, é um gás de difícil detecção pelos sentidos humanos, o que o torna ainda mais perigoso.

  • Gabarito: C

    O monóxido de carbono quando inalado é absorvido pelos alvéolos e reage quimicamente com a hemoglobina do sangue formando a carboxiemoglobina (HbCO), que impede o processamento normal da hematose, causando anoxia e não envenenamento, pois esse gás não é, em si mesmo, tóxico para as células. 

    A vítima apresenta edema cerebral, cefaleia intensa, vasodilatação cutânea, zumbidos, tosse, batimentos dolorosos nas têmporas, escotomas, náuseas, vômitos, síncope, taquisfigmia, taquipneia, debilidade muscular e paralisia dos membros inferiores que impede a vítima de deixar o local, respiração de Cheyne-Stokes, convulsões intermitentes, coma, podendo chegar à morte.