SóProvas


ID
49030
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Avalie os itens abaixo e indique a opção correta.

( ) As tecnologias contemporâneas fizeram despertar renovado interesse por Marshall McLuhan, um teórico canadense que se dedicou ao estudo do canal e do código.
( ) Em sua teoria, um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos e em alta definição, permitindo menor participação que um meio frio.
( ) O rádio e o cinema são exemplos de meios quentes.
( ) McLuhan é autor do conceito de que "o meio é a mensagem". Na perspectiva do autor, toda tecnologia cria imediatamente um ambiente humano totalmente novo. Os ambientes são envoltórios passivos imersos em processos ativos.

Alternativas
Comentários
  • Na obra Understanding Media: The Extensions of Man (Os meios de comunicação como extensões do homem, publicada em 1964), Marshall McLuhan buscou distinguir as mídias de acordo com o grau de participação que exigem das pessoas que as consomem, classificando-as como "hot and cool". Segundo ele, existem diversos tipos de mídia que coexistem e interagem entre si

    Um meio quente pode ser definido como aquele que prolonga um único de nossos sentidos em alta definição; em saturação de dados. Ao fornecer um maior número de dados, o meio quente permite pouca ou nenhuma interação com o público, uma vez que não deixa espaço para ser preenchido ou coisas a serem completadas. São exemplos de meios quentes a fotografia, o rádio, o cinema, o livro, o papel e a escrita alfabética.

    Já um meio frio é aquele que prolonga em baixa definição; oferecendo uma quantidade menor de dados; uma menor saturação. Assim sendo, exige maior ação participativa da audiência para preencher e completar a informação com aquilo que ela imagina e compreende de um todo. Justamente por não estar totalmente completo, um meio frio permite maior participação do que um meio quente. O telefone, a televisão e as caricaturas ou desenhos, a fala e meios pesados e maciços usados para a escrita como a pedra são exemplos de meios frios.

  • Gab: Letra B

    (V ) As tecnologias contemporâneas fizeram despertar renovado interesse por Marshall McLuhan, um teórico canadense que se dedicou ao estudo do canal e do código.
    Marshall McLuhan foi um autor canadense, continuador das ideias de Harold Innis sobre o papel da comunicação na sociedade; McLuhan também enfatiza o papel do canal e do código em termos do impacto da comunicação no mundo, para ele “o meio é a mensagem”;
    (V) Em sua teoria, um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos e em alta definição, permitindo menor participação que um meio frio.
    Exatamente! Para McLuhan, um meio quente – prolonga (mais) um único de nossos sentidos, e permite menos “participação” que um meio frio. Quanto “mais quente, mais informação”
    (V) O rádio e o cinema são exemplos de meios quentes.
    Certo, o rádio e o cinema são meios quentes, assim como o alfabeto fonético e a fotografia.
    ( F) McLuhan é autor do conceito de que "o meio é a mensagem". Na perspectiva do autor, toda tecnologia cria imediatamente um ambiente humano totalmente novo. Os ambientes são envoltórios passivos imersos em processos ativos.
    De fato o conceito é de McLuhan, porém, os ambientes não são envoltórios passivos. São processos ativos. Eles mudam conforme os meios são transformados. Por exemplo, o novo ambiente da era eletrônica utiliza como conteúdo o ambiente velho da era industrial. O novo ambiente da televisão utiliza o conteúdo do ambiente velho do cinema.Ou seja, o ambiente velho é reprocessado pelo ambiente novo. Mas esta transformação é imperceptível já que toda atenção está voltada para o conteúdo. Nesse processo, o meio (agente que provoca a mudança de ambiente) torna-se a mensagem (conteúdo).

    Fontes: https://sites.google.com/site/richardromancini/mcluhan e Prof. Fábio Formiga, Ponto dos Concursos.