SóProvas


ID
4903015
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A presença de antígeno prostático específico (PSA) em uma amostra

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes:

    Gabarito: A

  • PSA - LÍQUIDO PROSTÁTICO - Indica que houve contato de secreção peniana e é sinal de conjunção carnal ou outro ato libidinoso. Em uma amostra, sugere a presença de sêmen.

  • Apenas sugere conjunção carnal, segundo Hygino, pois existe um câncer que produz de forma anômala glicoproteína P30.

  • "Alguns autores sustentam que a presença de PSA na cavidade vaginal, por ser ele antígeno prostático específico, seria meio suficiente para confirmar a presença de sêmen na cavidade vaginal. Já alguns autores, como Hygino Hércules, vão relembrar que existem alguns tipos de câncer na mulher que são capazes de produzir PSA (câncer de ovário, por exemplo). Contudo, tem-se que a produção de PSA por câncer é muito pequena e que, nesse caso, a enzina é jogada na corrente sanguínea. Logo, a presença de PSA na cavidade vaginal é sim fator relevante"

  • A) Sugere a presença de sêmen (CORRETO)

    B) Não DETERMINA pois o PSA está presente também no líquido seminal, que pode ser secretado pelo canal uretral antes da ejaculação.

    C)Não exclui pois está presente em outros fluídos, como no sangue.

    D)Não determina ausência de espermatozoide, pode haver líquido seminal e prostático sendo secretado mesmo na ausência de espermatozoides (Ex: Homens que se submeteram a vasectomia).

    E) Azoospermia na verdade diz respeito a ausência de espermatozoides na amostra.