-
Gab B
A. Errada. Os projéteis e estojos, colhidos com o fim específico de confronto, denominados de padrões, devem atender aos requisitos de autenticidade, adequabilidade, contemporaneidade e quantidade.
B. Correta;
C. Errada. Guarda relação;
D. Errada. Não são úteis;
E. Errada. Possibilita realizar a identificação.
-
Gaba: B
Cadeia de Custódia ~> “o conjunto de todos os procedimentos utilizados para manter e documentar a história cronológica do vestígio coletado em locais ou em vítimas de crimes, para rastrear sua posse e manuseio a partir de seu reconhecimento até o descarte". (Art.158-A, caput, do CPP)
Bons estudos!!
-
Os padrões dos projetis e estojos precisam preencher alguns requisitos para conseguir identificar as armas de fogo, por meio de exames macro e microcomparativos, eis que são: autenticidade, adequabilidade, contemporaneidade e quantidade. E para melhor obter os padrões é preciso que haja a reprodução das condições do fato que originou o projétil ou estojo objetos do exame.
Fonte: https://dalletvidal.jusbrasil.com.br/artigos/691218798/balistica-forense#:~:text=E%20para%20melhor%20obter%20os,%C3%A9%20o%20requisito%20mais%20importante.&text=Os%20projetis%20devem%20identificar%20a,o%20n%C3%BAmero%20gravado%20quando%20existir.
-
Qual o erro da A?
-
E) Identificação Específica: aquela comum à espécie; identifica o calibre da arma e
possibilita excluir armas com raiamentos diferentes sem que apresente elementos que possibilitem identificar
individualmente o cano da arma que o expeliu.
-
Qual o erro da D, gente?
-
unicidade... pelo jeito examinador tentou confundir com as impressões digitais, que possuem esse princípio (são únicas de cada indivíduo)
-
Clarice, as deformações acidentais não são úteis porque os padrões não as apresentam, por isso não há com o que fazer comparação. Por exemplo, se um projétil fica amassado, isso não vai servir na microcomparação porque o projetil padrão — fornecido pela fabricante — não apresenta esse amassado, uma vez.quw ele foi acidentalmente obtido.