SóProvas


ID
4903048
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A identificação mediata das armas de fogo é aquela que se realiza por meio do estudo comparativo dos vestígios materiais deixados por essas armas nos elementos da sua munição. Os elementos de munição nos quais uma arma de fogo pode deixar vestígios capazes de identificá-la são, normalmente, os projéteis, os estojos e as cápsulas de espoletamento. Essa identificação é limitada, nas suas possibilidades técnicas, pela natureza e pelas condições do material oferecido para exame.

RABELO, Eraldo. Balística Forense. 3. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1995, com adaptações.


Considerando os pressupostos básicos para a realização do confronto balístico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    A. Errada. Os projéteis e estojos, colhidos com o fim específico de confronto, denominados de padrões, devem atender aos requisitos de autenticidade, adequabilidade, contemporaneidade e quantidade.

    B. Correta;

    C. Errada. Guarda relação;

    D. Errada. Não são úteis;

    E. Errada. Possibilita realizar a identificação.

  • Gaba: B

    Cadeia de Custódia ~> “o conjunto de todos os procedimentos utilizados para manter e documentar a história cronológica do vestígio coletado em locais ou em vítimas de crimes, para rastrear sua posse e manuseio a partir de seu reconhecimento até o descarte". (Art.158-A, caput, do CPP)

    Bons estudos!!

  • Os padrões dos projetis e estojos precisam preencher alguns requisitos para conseguir identificar as armas de fogo, por meio de exames macro e microcomparativos, eis que são: autenticidade, adequabilidade, contemporaneidade e quantidade. E para melhor obter os padrões é preciso que haja a reprodução das condições do fato que originou o projétil ou estojo objetos do exame.

    Fonte: https://dalletvidal.jusbrasil.com.br/artigos/691218798/balistica-forense#:~:text=E%20para%20melhor%20obter%20os,%C3%A9%20o%20requisito%20mais%20importante.&text=Os%20projetis%20devem%20identificar%20a,o%20n%C3%BAmero%20gravado%20quando%20existir.

  • Qual o erro da A?
  • E) Identificação Específica: aquela comum à espécie; identifica o calibre da arma e

    possibilita excluir armas com raiamentos diferentes sem que apresente elementos que possibilitem identificar

    individualmente o cano da arma que o expeliu. 

  • Qual o erro da D, gente?
  • unicidade... pelo jeito examinador tentou confundir com as impressões digitais, que possuem esse princípio (são únicas de cada indivíduo)

  • Clarice, as deformações acidentais não são úteis porque os padrões não as apresentam, por isso não há com o que fazer comparação. Por exemplo, se um projétil fica amassado, isso não vai servir na microcomparação porque o projetil padrão — fornecido pela fabricante — não apresenta esse amassado, uma vez.quw ele foi acidentalmente obtido.