SóProvas


ID
4903051
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Quanto aos efeitos e resíduos secundários do tiro, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Achei que a falsa tatuagem fosse causada por resíduos de pólvora, não por qualquer objeto, como vidro

  • A falsa tatuagem pode acontecer por fragmentos de vidro, mas normalmente é menos intensa e/ou removível, de acordo com o livro Perícia em Local de Mortes Violentas: criminalística e medicina legal.

  • Colega Mariana Guerra

    Isto que você descreveu é justamente a "zona de tatuagem". Junto com a fumaça vem conjunto de pólvora combusta e incombusta, metal do cano e resíduos. Estes entram na pele, atravessam a epiderme e impregnam na derme, formando uma "tatuagem". Estas não saem com limpeza, ficam impressos. A zona de tatuagem falsa trazida pela questão seria falsa justamente por nao ser causada pelos efeitos secundários do tiro, e sim pelo vidro que estava no caminho, entende? Por isso não é uma zona de tatuagem propriamente dita, apenas se confunde com ela.

  • Acredito que o erro da alternativa A seja porque os diversos resíduos são apenas sólidos e gasosos, confira-se:

    No momento do tiro são expelidos, além do projétil, diversos resíduos sólidos (provenientes do projétil e da detonação da mistura iniciadora e da pólvora) e produtos gasosos (monóxido e dióxido de carbono, vapor d'água, óxidos de nitrogênio e outros). Parte desses resíduos sólidos permanecem dentro do cano, ao redor do tambor e da câmara de percussão da própria arma, porém o restante é projetado para fora, atingindo mãos, braços, cabelos e roupas do atirador, além de se espalharem pela cena do crime. 

    Além disso, os resíduos podem ser primários e secundários, não terciários e quartenários.

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422004000300009

    https://www.editorajuspodivm.com.br/cdn/arquivos/bb07a91053d3bb6d3053ae3128c7b03e.pdf

    Em caso de erros, fiquem à vontade para corrigirem.

  • Elementos dos tiros

    Elementos primários do tiro: São os projéteis que são propelidos 

    pelo cano. Levam consigo as sujidades e fuligem que estavam aderidas na parede do cano. Nas armas de cano com alma raiada, os projéteis adquirem um movimento de giro em função do raiamento do 

    cano. Este movimento de giro visa garantir a estabilidade do projétil 

    em sua trajetória fora do cano.

    Elementos secundários do tiro: São todos os elementos que 

    saem pela boca do cano da arma exceto o projétil, como por 

    exemplo os gases superaquecidos e chama, a fuligem decorrente 

    da combustão (fumaça), a pólvora incombusta e semicombusta e 

    fragmentos do projétil.

    Efeitos do tiro

    Efeitos primários são os produzidos pelo elemento primário do tiro 

    (projétil) em virtude da ação mecânica ao procurar vencer a resistência oferecida pelo alvo, sendo, portanto, próprios do orifício de entrada. Ocorrem independentemente da distância do tiro e compreendem: o orifício propriamente dito, a orla de enxugo, a orla de contusão e a auréola equimótica.

    Os efeitos secundários do tiro,

    são produzidos pelos elementos que saem da boca do cano da arma exce-

    to o projétil. Possuem massa variável e a sua dispersão será diferente para 

    cada um dos elementos. Desta forma, o alcance dos elementos secundá-

    rios será variável, assim como os efeitos observados. Por apresentarem uma delimitação difusa, os efeitos secundários são denominados de “zonas” e não orlas, e podem ocorrer separadamente ou em concomitância 

    uns com os outros, a depender de diversos fatores. 

    São três os efeitos secundários do tiro:

    • Zona de chamuscamento;

    • Zona de esfumaçamento; e

    • Zona de tatuagem.

  • a) No momento do tiro, são expelidos, além do projétil (resíduo primário), diversos resíduos sólidos, líquidos e gasosos (resíduos secundários, terciários e quaternários, respectivamente).

    ERRADA.

    b) O tipo de arma não influi na forma de distribuição e na quantidade de resíduos secundários do tiro.

    ERRADA.

    c) Quando uma pessoa encontra-se atrás de uma vidraça que é atingida por um projétil expelido por arma de fogo e que a transfixou, pequenos fragmentos de vidro projetados podem atingir essa pessoa, causando a lesão denominada “falsa tatuagem”, deixando um aspecto semelhante àquele verificado na zona de tatuagem causada por tiro direto.

    CORRETA, pois "falsa tatuagem" na ideia de que não foi provocada pelos efeitos secundários do tiro.

    d) A pesquisa de resíduos secundários de tiro deve ser feita nas vestes do suspeito, mas não sobre a superfície dérmica, já que esta pode ser facilmente lavada.

    ERRADA.

    e) As espoletas do tipo Clean Range (isentas de chumbo e bário) são responsáveis pela formação do resíduo de tiro típico, de geometria esférica, de composição química Pb + Sb + Ba, identificada por meio da técnica microscopia eletrônica de varredura (MEV), acoplada à análise de energia dispersiva de raios-X (EDS).

    ERRADA.

    Munições da linha Clean Range: são munições menos poluentes. No Brasil, a CBC desenvolveu um tipo de mistura iniciadora que leva com os componentes: diazodinitrofenol (ddnp), tetrazeno, nitrocelulose, nitrato de potássio e a lumínio em pó.

  • Galera, alguém sabe se existe diferença entre falsa zona de tatuagem e zona de falsa tatuagem? Pelo que compreendi, zona de falsa tatuagem seria uma outra denominação que pode ser dada à zona de esfumaçamento (falsa tatuagem porque se lavar vai sair). Já a falsa zona de tatuagem, seria o caso da questão, o vidro causa ferimento que se assemelha àquele causado na zona de tatuagem (lavando, não sairá). Alguém sabe se essa diferenciação é feita?

  • não achei fundamento para a resposta ser letra C...dá onde tiraram isso?

  • O que vai confundir muita gente que não aprofundar é: Zona de Esfumaçamento = Zona de falsa tatuagem.

    A questão traz outra hipótese, pelo que eu entendi, do uso do termo "zona de falsa tatuagem", que é no caso de fragmentos de vidro.

    Só cuidado, pq, zona de esfumaçamento continua sendo zona de falsa tatuagem também.

  • recapitulando: Trajeto e TrajetóriaTrajeto é o percurso do projétil no interior de um corpo, animado ou inanimado, enquanto que trajetória é o percurso externo deste projétil.

  • ZONA DE ESFUMAÇAMENTO (=zona de tisnado) Decorrente do depósito deixado pela fuligem que circunscreve a ferida de entrada, formado pelos resíduos finos e impalpáveis da pólvora combusta. • =zona de falsa tatuagem • Fácil remoção • Pode estar ausente (vestes) ZONA DE ESFUMAÇAMENTO (=zona de tisnado) Decorrente do depósito deixado pela fuligem que circunscreve a ferida de entrada, formado pelos resíduos finos e impalpáveis da pólvora combusta. • =zona de falsa tatuagem • Fácil remoção • Pode estar ausente (vestes)

  • GABARITO C

    ELEMENTOS SECUNDÁRIOS DO TIRO

    Quando o tiro atinge o corpo (alvo) também se pode observar os efeitos dos elementos secundários, os quais permitem ao perito realizar valiosas apreciações acerca da dinâmica dos fatos, podendo inferir sobre a distância e a angulação do tiro com relação à vítima. Tais elementos compreendem a:

    ZONA DE CHAMUSCAMENTO/QUEIMADURA

    • A chama consequente à combustão da pólvora exterioriza-se em forma de cone. A zona de chamuscamento é resultante da ação dos gases superaquecidos resultantes da combustão do explosivo propelente, provocando queimaduras na pele, nos pelos, nas vestes trajadas pela vítima, em tiros encostados e à curta distância.
    •  A ação das chamas (agressão térmica) pode provocar a NECROSE COAGULATIVA TÉRMICA.

    ZONA DE ESFUMAÇAMENTO

    • Essa zona consiste na deposição de grânulos de fuligem ao redor do orifício de entrada da lesão rovocada por PAF, sendo superficial e removida por lavagem (falsa zona de tatuagem). A dispersão (diâmetro) da fuligem aumenta segundo a distância entre a boca do cano da arma de fogo e o alvo, variando também conforme o ângulo do tiro.

    ZONA DE TATUAGEM.

    • A zona de tatuagem verdadeira é composta pela impregnação de partículas de pólvora incombusta, dispersas ao redor do orifício de entrada. Os grânulos ficam incrustados na pele, sendo de difícil remoção por lavagem, recebendo a denominação de “tatuagem das armas de fogo”.
    • pode ser dividida nas zonas:
    • TATUAGEM INDELÉVEL (TATUAGEM PROPRIAMENTE DITA): Cenário o qual a incrustação das partículas ocorre em camadas mais profundas da pele
    •  TATUAGEM DELÉVEL: Quando a impregnação dos grânulos de pólvora incombusta ocorre mais superficialmente na pele da vítima, possibilitando a remoção das partículas por meio de lavagem.

    OBSERVAÇÕES

    • O perito precisa avaliar também a ocorrência de falsa zona de tatuagem ou de outros elementos, como por exemplo, casos de impregnação de fragmentos vítreos (de vidro) na pele, dentre outros, que podem levar a uma conclusão equivocada.
    •  As características das referidas zonas podem fornecer informações sobre a distância e ângulo do tiro e até mesmo sobre o tipo de munição (pólvora) utilizada.
    • Tanto a presença das orlas (halos) dos efeitos primários quanto a presença das zonas dos efeitos secundários do tiro caracterizam o orifício de entrada da lesão perfurocontusa perpetrada por PAF!
  • CONSIDEREI A QUSTÃO BEM DIFICIL , POIS CONSIDERAR A FORMAÇÃO DE UMA FALSA ZONA DE TATUAGEM PELOS ESTILHAÇOS DE VIDRO ATE QUE DA PARA ACEITAR, POREM A ALTERNATIVA COMPLICA QUANDO ELE FALA QUE A FALSA ZONA DE TATUAGEM É SEMELHANTE A VERDADEIRA.

  • Eu sei que Zona de tatuagem é causada pelos estilhaços da pólvora incombusta que se prenderam na pele da Pessoa , causando varios micros ferimentos. Já a Zona de falsa tatuagem é em decorrênciada polvora que entrou em combustão, deixando a pele suja, porém ao lavar a pele , a mancha sai.

    Agora, para a banca, "falsa tatuagem" são os estilhaços de vidro presos a pele da pessoa? Pq seria falsa? Ja que se tentar lavar, ela vai continuar na pele. Seria falsa se ao lavar, ela saísse, não é?

    Pra mim seria zona de tatuagem tbm, ou zona de tatuagem é só para os estilhaços de pólvora?

  • "A zona ou orla de esfumaçamento é decorrente do depósito deixado pela fuligem que circunscreve a ferida de entrada, formado pelos resíduos finos e impalpáveis da pólvora combusta. É também chamada de zona de falsa tatuagem, pois, lavando-se, ela desaparece. Está sempre presente nesses tipos de ferimentos, a não ser quando a região do corpo está protegida pelas vestes que retêm o depósito de fuligem. " (FRANÇA, 2017)

    Vai entender...

  • Zona ou orla de esfumaçamento: é chamada também de zona de falsa tatuagem, já que ao ser lavada ela desaparece. É resultado do depósito deixado pela fuligem que envolve a ferida de entrada, sendo formada pelos resíduos finos e impalpáveis da pólvora combusta.

    https://www.sanarmed.com/resumo-lesoes-por-projeteis-de-arma-de-fogo-ligas

    Até agora não achei uma explicação que fala que a zona de falsa tatuagem pode ser causada por outros elementos que não os elementos do P.A.F... Se alguém tiver alguma doutrina que fala sobre isso, por favor, poste aqui...

  • Falsa tatuagem são os cacos de vidro que entraram no corpo do baleado.

  • Eu anotei no meu material que falsa tatuagem é a zona de esfumaçamento, formada pela fuligem.

    Genival Veloso - Medicina Legal - 2017

    A zona ou orla de esfumaçamento é decorrente do depósito deixado pela fuligem que circunscreve a ferida de entrada, formado pelos resíduos finos e impalpáveis da pólvora combusta. É também chamada de zona de falsa tatuagem, pois, lavando-se, ela desaparece. Está sempre presente nesses tipos de ferimentos, a não ser quando a região do corpo está protegida pelas vestes que retêm o depósito de fuligem.

    Não sabia que a falsa tatuagem poderia ser decorrente de outros elementos que não a zona de esfumaçamento.

    OBS: O livro de Genival só trouxe esse exemplo de zona de falsa tatuagem.

  • Falsa zona de tatuagem

    • Ocasionada quando o PAF atinge uma lâmina de vidro e os estilhaços produzem essa falsa tatuagem
    • As microperfurações que provocam a falsa tatuagem têm tamanhos variados, ao passo que na tatuagem verdadeira são uniformes. 
    • Outra circunstância capaz de produzir a falsa zona de tatuagem é a ação de insetos. A presença de uma ferida aberta e a inércia da vítima no piso podem contribuir para a aproximação de insetos que muitas vezes procuram se alimentar do corpo e, com isso, produzem pequenas feridas.

    Falsa zona de esfumaçamento

    • Quando o vidro fumê é atingido por um projétil dotado de alta velocidade, notadamente os calibres de alta energia como os fuzis, a energia dissipada no impacto é tão grande que pulveriza o vidro e resulta em um pó enegrecido e fino, que se adere no entorno do ferimento de entrada, produzindo um efeito muito semelhante à zona de esfumaçamento!
    • a análise microscópica de um fragmento de tecido poderá mostrar que o pó enegrecido se trata de partículas de vidro fumê e não fuligem

    Fonte: meus resumos