-
Gabarito: D
-
D
Lesões contundentes
São causadas por instrumentos de saliência obtusa (martelo), (obtusa: que não é agudo, arredondado) e de superfície dura que se chocam com violência contra o corpo humano. Podem ser causadas de três formas: ativa: o objeto (agente lesivo) se move em direção ao corpo (vítima); passivo: o corpo (vítima) se projeta em direção do instrumento contundente (quedas); mista, ou biconvergentes, vítima e corpo estão em movimento.
Tipos de lesões encontradas nas contusões superficiais
Rubefação, edema traumático, bossas sanguíneas, hematoma, equimose e escoriações e feridas contusas.
Lesões encontradas nas contusões profundas
Entorse, luxação, fratura, rotura visceral e esmagamento.
-
GABARITO D
INSTRUMENTO CONTUNDENTE - lesão contusa
Entre os agentes mecânicos, os instrumentos contundentes são os maiores causadores de dano. Sua ação é quase sempre produzida por um corpo de superfície, e suas lesões mais comuns se verificam externamente, embora possam repercutir na profundidade. Agem por pressão, explosão, deslizamento, percussão, compressão, descompressão, distensão, torção, fricção, por contragolpe ou de forma mista. São meios ou instrumentos geralmente com uma superfície plana, a qual atua sobre o corpo humano, produzindo as mais diversas modalidades de lesões.
bons estudos
-
FERIDA CONTUSA=== bordas escoriadas e irregulares, forma quase sempre estrelada ou sinuosa, mas não há impedimento de que tenha forma retilíena.
-
LESÕES POR ARMA DE FOGO= Perfurocontusas.