SóProvas


ID
4903729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Com relação à investigação em local de crime, julgue o item que se segue.


O relatório de investigação de um local de crime, destinado a instruir e orientar a investigação de seguimento, baseia-se exclusivamente no relato técnico e nas impressões captadas pelos peritos responsáveis pelo exame do local.

Alternativas
Comentários
  • Exclusivamente e concurso público não combinam

    Abraços

  • Relatório de local crime é o documento que registra graficamente o conjunto de

    informações objetivas e subjetivas do local do crime, de acordo com o ponto de vista da

    equipe de investigadores sob a coordenação do Delegado de Polícia;

  • Creio que este espaço é para troca de informações e dirimir eventuais dúvidas, comentários como gabarito CERTO ou ERRADO não acrescentam em nada. Se o ser não quer compartilhei seus conhecimentos, melhor não comentar.

  • PALAVRAS EXCLUSIVAMENTE, NECESSARIAMENTE, ABSOLUTAMENTE, NUNCA, APENAS, JAMAIS, APENAS, CUIDADO!

  • Princípio da Análise: Metodologia científica: "A análise pericial deve sempre seguir o método científico";

    cuidado com a palavra "impressões", pois norteia-se pelo Método Científico!

  • Errado!

    Força, Foco e Fé!!!!

  • acredito que o erro da questão esteja no fato de mencionar "impressões captadas pelo perito." e isso se torna contraditório aos princípios da criminalística.

    Princípio da Análise: todo exame pericial deve sempre seguir um método científico, a perícia visa traçar uma teoria de como aquele fato ocorreu, não baseado em impressões subjetivas do perito, mas valendo-se dos vestígios encontrados que permite desenvolver conjecturas de como de fato aquele delito ocorreu, baseado em hipóteses coerentes.

  • Só acertei porque lembrei do Lúcio Weber.. " Exclusivamente e concurso público não combinam".. kkkkkkk

  • Esse "exclusivamente" exclui outras possibilidades.

    Não é só 1) relato técnico + 2) impressões captadas pelos peritos responsáveis pelo exame do local, mas tem outras coisas a serem analisadas:

    Art. 172, CPP: Proceder-se-á, quando necessário, à avaliação de coisas destruídas, deterioradas ou que constituam produto do crime.

    Art. 173, CPP: no caso de incêndio, os peritos verificarão a causa e o lugar em que houver começado, o perigo que dele tiver resultado para a vida ou para o patrimônio alheio, a extensão do dano e o seu valor e as demais circunstâncias que interessarem à elucidação do fato.

    Há, também, o levantamento do rol de testemunhas que porventura estiverem no local do crime.

  • Assertiva E

    O relatório de investigação de um local de crime, destinado a instruir e orientar a investigação de seguimento, baseia-se "exclusivamente "no relato técnico e nas impressões captadas pelos peritos responsáveis pelo exame do local

  • O erro não está na palavra EXCLUSIVAMENTE, como muitos pensam e sim quando ele fala em "impressões" o Perito deve seguir o metodo científico e não se basear em "impressões". A Cespe foi até boazinha. poderia ter deixado o Exclusivamente e colocado a questao certa. aí muita gente ia errae por causa do EXCLUSIVAMENTE. fiquem atentos
  • O 'exclusivamente' e a generalidade da palavra 'impressões' causam estranhamento na questão. Impressões pode trazer a conotação de pessoalidade, caso isso ocorra, iria contra a metodologia científica. O exclusivamente, por sua vez, torna taxativa uma atividade que deve fazer uso de N fatores para viabilizar a elucidação do crime através da investigação.

  • Daquelas regrinhas que a gente aprende ainda no colégio: o final ''mente'' muitas vezes mente para você.

  • Relatório de local crime é o documento que registra graficamente o conjunto de

    informações objetivas e subjetivas do local do crime, de acordo com o ponto de vista da

    equipe de investigadores sob a coordenação do Delegado de Polícia;

    ERRADO

  • O relatório é técnico e não subjetivo. Portanto, a palavra "impressões" não está de acordo com a questão.

  • Aprimorando...

    O relatório não deve apresentar apenas o método empregado na pesquisa e na diligência, mas também as condições de tempo e lugar, fotos, mapas, desenhos, características, adjacências e tudo mais que se entenda necessário, acrescentando, ainda, as conclusões do profissional que cumpriu a diligência.

    É relevante inserir no relatório qualquer outra informação que possa ajudar na elucidação do fato, na contextualização e na formação da tese defensiva: nomes de pessoas com quem teve contato, estabelecimentos comerciais no local, endereços, fotografias, mapas e até desenhos. Na diligência, recomenda-se que o Advogado (a)note como é a rua, quais são as características da calçada, o que existe do lado do local (uma casa, um terreno baldio…) e outras informações relevantes.

  • Isso mesmo kkkk tem uma aí que só quer aparecer