SóProvas


ID
49072
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Conjunto de representações, valores, regras de conduta, mitos, valores mentalidades e tipos de comportamento e de soluções de problemas que aprendemos em uma organização com os que nos cercam. Esta é uma definição relativa à (a)

Alternativas
Comentários
  • Para quem ficou na dúvida entre CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL: segundo Edgar Schein, a primeira é "um conjunto de suposições, princípios básicos, formas de estar e pensar, sentir e perceber a realidade que os indivíduos assumem na sua tentativa de comunicar e de se adaptar ao meio". Já clima, é um conjunto de comportamentos e atitudes que os empregados evidenciam nos seus contatos na organização.
  • Resposta: c) cultura organizacional

    A cultura organizacional é formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. São “regras” que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho.

    Cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas[1].

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

  • A alternativa que coaduna com a definição dada no enunciado é a letra (C), – e logo mais falaremos dela. As alternativas (A)e (E)apresentam conexões com as práticas administrativas da organização. Toda organização ativa no mercado determina suas normas e pressupõe o uso da inteligência; a administração e o marketing costumam colocá-las em um sistema que proporciona a cadência das práticas empresariais com a melhor relação custobenefício.
    (B)Errado. A alternativa se refere à maneira como o corpo funcional de uma organização se sente em seu ambiente de trabalho e como reage a ele. Esta percepção interna (que pode ser positiva ou negativa) tem base em como a organização normatiza e enfrenta questões do seu ambiente produtivo e como/quanto isto impacta no nível de produtividade, ou seja, em como as tarefas são desenvolvidas. Em tempo de comunicação interativa e farta, não raro existem comparações sobre como determinada empresa trata os funcionários, como lida com questões similares a que outra organização está passando.
    A alternativa (D)também não corresponde à definição dada no enunciado, embora faça parte da cultura organizacional. A cultura da organização se expressa por sua visão, missão e princípios (elementos constantes do seu plano de negócios) e por seu código de ética,
    seus comportamentos e de seus colaboradores, influenciados pela cultura do meio ambiente onde a organização está inserida. Quanto mais praticada e compreendida for a cultura organizacional, tanto mais os gestores estimularão seus colaboradores a alcançarem seus objetivos.
    A organização deve “contaminar” todos do seu universo empresarial com sua “alma” e seus objetivos; e deve, segundo Paz e Tamayo (2004), analisar, mensurar e avaliar os fatores componentes e interferentes de sua cultura:
      Mitos– pensamentos e sentimentos colocados através de histórias que reforçam determinadas crenças dentro da organização;
      Jogos políticos– quando colaboradores tentam influenciar pessoas e decisões por meio de exercícios de poder para conseguir chegar a seus objetivos (em primeiro lugar) e depois aos interesses da organização;
      Poder organizacional– capacidade de determinar os resultados a serem alcançados dentro da organização;
      Ritos– são as atividades que mostram como os valores organizacionais foram absorvidos na prática.
    Prof.Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br  19
  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.

     

    Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.