SóProvas


ID
4907224
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A falta de uma crase constitui erro apenas na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A

    A) A Corregedoria Interna da PM pediu a Justiça a prisão preventiva do sargento e do cabo. ➡ gabarito. pediu algo A alguém. pediu à justiça a prisão.

    B) Até as 13 horas de ontem o sargento não havia se apresentado. ➡ certo. Embora dito que a crase é proibida depois de uma preposição, é possível – embora desnecessário – usá-la junto com ATÉ na frente da hora. Ocorre que a preposição “até”, excepcionalmente e por motivo de clareza, pode ser seguida da preposição “a”. Sendo assim, escrever até as 13 h ou até às 13 h é indiferente, porque neste caso não há o perigo de confusão com a partícula inclusiva.

    C)Segue a manchete: Presidente submetido a cirurgia de emergência! ➡certo: há a presença apenas da preposição tendo em vista que não está definido qual cirurgia foi feita.

    D) Essas unidades habitacionais são destinadas a famílias que ocupavam áreas ribeirinhas. ➡ certo. a no singular + palavra no plural = crase nem a p a u

    E) Eu disse a Rita que iria viajar no fim de semana. ➡ A "Crase" é facultativa diante dos nomes próprios de pessoas.

    bons estudos

  • EM RELAÇÃO A LETRA C

    1. Bolsonaro se submete a cirurgia para reconstruir trânsito intestinal. A ausência do acento diz que se trata de cirurgia não referida. Trata-se de procedimento indefinido: Bolsonaro se submete a (uma) cirurgia para reconstruir trânsito intestinal.

    2. Bolsonaro se submete à cirurgia para reconstruir trânsito intestinal. A crase informa que ocorreu o encontro da preposição com o artigo definido. O artigo definido anuncia que o fato é conhecido. Não é uma cirurgia qualquer, mas uma cirurgia conhecida.

    VIVENDO E APRENDENDO

  • Acertei. Porém, a Letra C tbm é o gabarito da questão

    GABARITO A/C

  • Verbo Pedir : VTDI , quem pede pede algo a alguém. Lembrando, que pode ser tbm VTD, dependendo da frase.

  • Apenas complemento... Em alguns casos, usamos crase por questões de sentido, morfológicas e semânticas.

    c) Segue a manchete: Presidente submetido a cirurgia de emergência!

    Bolsonaro se submete a cirurgia para reconstruir trânsito intestinal. A ausência do acento diz que se trata de cirurgia não referida. Trata-se de procedimento indefinido: Bolsonaro se submete a (uma) cirurgia para reconstruir trânsito intestinal.

    Bolsonaro se submete à cirurgia para reconstruir trânsito intestinal.

    A crase informa que ocorreu o encontro da preposição com o artigo definido. O artigo definido anuncia que o fato é conhecido. Não é uma cirurgia qualquer, mas uma cirurgia conhecida.

     

    https://blogs.correiobraziliense.com.br/dad/crase-bolsonaro-se-submete-a-cirurgia-a-cirurgia/#:~:text=Trata%2Dse%20de%20procedimento%20indefinido,preposi%C3%A7%

    C3%A3o%20com%20o%20artigo%20definido.

  • Acredito que a C também esteja correta. Há uma especificação da cirurgia, não técnica, mas de situação. Ex: Cirurgia de emergência.