SóProvas


ID
4907317
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o final do Período Imperial no Brasil, leia as proposições abaixo:


I. Na segunda metade do século XIX o Brasil passou por profundas transformações econômicas e sociais: as ferrovias foram substituindo os animais de transporte, as tradicionais embarcações cediam lugar aos barcos a vapor, as indústrias, apesar de pequenas e modestas, surgiam, fazendo com que a agricultura deixasse de ser a única alternativa para o investimento de capitais.

II. A Revolução Industrial, iniciada em 1760 na Europa, havia levado as grandes potências, como a Inglaterra, a lutarem pelo fim da escravidão nas colônias. Ao mesmo tempo, no Brasil, as mudanças sócio-econômicas internas encaminhavam a produção baseada no trabalho escravo para o colapso.

III. Somente a partir do século XIX são assinadas as primeiras leis antiescravistas do Brasil. A primeira delas foi a Lei Eusébio de Queirós, decretada em 1850, que extinguia o tráfico negreiro em nosso país.

IV. Com a assinatura da Lei Áurea, em 1888, os setores mais dinâmicos da nossa economia, que não dependiam da mão-deobra escrava, foram beneficiados, pois caíam as barreiras que impediam a expansão do trabalho assalariado e a imigração.

V. O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro, destacam-se, neste período: a Campanha Abolicionista, a Campanha Republicana, a Questão Religiosa e a Questão Militar.


É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D.

    Mas não sei o erro dela. Alguém pode explicar?

    Pois que eu saiba Lei Eusébio de Queirós (Lei nº 581), promulgada dia 4 de setembro de 1850, proibia o tráfico de escravos. Foi a primeira das três leis que aboliriam gradualmente a escravidão no Brasil.

    Além da Lei Eusébio de Queirós, duas leis contribuíram para a libertação gradual do comércio e do trabalho escravo no Brasil:

    1 - A Lei do Ventre Livre (1871), a primeira assinada pela Princesa Isabel, conferiu liberdade às crianças nascidas de mães escravas a partir daquela data.

    2 - A lei dos sexagenários, promulgada em 1885, garantiu a liberdade para os escravos com mais de 60 anos.

    Os escravizados seriam libertados, definitivamente, pela Lei Áurea, assinada pela , em 13 de maio de 1888.

  • [...] primeira dessas leis foi a Lei Feijó, também conhecido como Lei de 7 de novembro de 1831, que foi a data de sua promulgação.Essa lei proibia a importação de escravos para o Brasil. A Lei Feijó foi promulgada mais pela pressão que os ingleses estavam fazendo ao Brasil para que houvesse a extinção do tráfico negreiro. Antes dessa lei, alguns acordos já haviam sido assinados entre o Brasil e a Inglaterra. [...] O primeiro artigo da lei afirmava que todos os escravos que entrassem no Brasil a partir daquela data eram livres.[...] Também era direito do cativo declarar seu estado de ilegalidade. Mas essa lei nunca saiu realmente do papel. Aliás, a expressão “para inglês ver” tem origens nessa lei. Ela não era posta em prática, nunca foi capaz de colocar um fim ao tráfico. A lei não passava de uma forma de acalmar o ânimo dos ingleses.

    Fonte: https://www.infoescola.com/historia/lei-feijo/

  • III. Somente a partir do século XIX são assinadas as primeiras leis antiescravistas do Brasil. A primeira delas foi a Lei Eusébio de Queirós, decretada em 1850, que extinguia o tráfico negreiro em nosso país.

    Não vejo nenhum erro aqui.

    GAB letra A

  • Fui de testa na A

  • Somente a partir do século XIX são assinadas as primeiras leis antiescravistas do Brasil. A primeira delas foi a Lei Eusébio de Queirós, decretada em 1850, que extinguia o tráfico negreiro em nosso país.erro primeira lei foi a feijó de 1831.

  • Gab D: Somente as proposições III está incorreta

    I. Na segunda metade do século XIX o Brasil passou por profundas transformações econômicas e sociais: as ferrovias foram substituindo os animais de transporte, as tradicionais embarcações cediam lugar aos barcos a vapor, as indústrias, apesar de pequenas e modestas, surgiam, fazendo com que a agricultura deixasse de ser a única alternativa para o investimento de capitais.

    II. A Revolução Industrial, iniciada em 1760 na Europa, havia levado as grandes potências, como a Inglaterra, a lutarem pelo fim da escravidão nas colônias. Ao mesmo tempo, no Brasil, as mudanças sócio-econômicas internas encaminhavam a produção baseada no trabalho escravo para o colapso. O BR, inclusive, aboliu a escravidão por pressão da Inglaterra, que não conseguia competir no mercado, pois tinha abolido a escravidão e precisava pagar salário aos seus trabalhadores, enquanto o BR usufruía de mão de obra escrava.

    III. Somente a partir do século XIX são assinadas as primeiras leis antiescravistas do Brasil. A primeira delas foi a Lei Eusébio de Queirós, decretada em 1850, que extinguia o tráfico negreiro em nosso país. Lei Feijó (1831), Lei Bill Aberdeen (1845), Lei Eusébio de Queirós (1850), Lei do Ventre Livre (1871), Lei do Sexagenário (1885), Lei Áurea (1888).

    IV. Com a assinatura da Lei Áurea, em 1888, os setores mais dinâmicos da nossa economia, que não dependiam da mão-deobra escrava, foram beneficiados, pois caíam as barreiras que impediam a expansão do trabalho assalariado e a imigração.

    V. O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro, destacam-se, neste período: a Campanha Abolicionista, a Campanha Republicana, a Questão Religiosa e a Questão Militar. Foram exatamente essas as questões que levaram a monarquia a decair.

  • Fui de A

    Mas pesquisando depois descobri:

    Lei Feijó (1831),

    Lei Bill Aberdeen (1845),

    Lei Eusébio de Queirós (1850)

    Lei do Ventre Livre (1871),

    Lei do Sexagenário (1885) e

    Lei Áurea (1888).

  • Não entendi o porquê de tanto erro. kk

  • Lei Feijó: Promulgada em 7 de novembro de 1831, a primeira lei de proibição do tráfico Atlântico de escravos para o Brasil é origem de uma das expressões mais populares no país, sempre utilizada quando se deseja fazer referência, sobretudo, a dispositivos legais pouco ou nada efetivos: “lei para inglês ver”.

    OBSERVAÇÃO: A lei Bill Aberdeen foi uma LEI INGLESA.

    Bill Aberdeen foi uma lei inglesa aprovada em 1845, que concedia direitos à Marinha Real britânica de atuar de maneira rígida contra o tráfico negreiro, que trazia milhares de africanos para o Brasil anualmente.

  • Muita gente desinformada nesses comentários. A lei Bill Aberdeen não foi uma lei brasileira, apesar de ter afetado o país na época.

    A questão afirma, erroneamente, que "A primeira delas foi a Lei Eusébio de Queirós, decretada em 1850, que extinguia o tráfico negreiro em nosso país." e o pessoal está comentando que antes dessa tivemos a Lei Feijó (1831) e Lei Bill Aberdeen (1845), mas na verdade foi só a Feijó, uma vez que a Bill Aberdeen foi uma lei inglesa.

  • A primeira lei antiescravista foi a Lei Feijó.

  • Lei Eusébio de Queiroz a famosa lei para inglês ver!

  • Indústria no século XIX? Aham tá bom

  • Fui babando na alternativa (A).