SóProvas


ID
4907320
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Foi a mais longa Guerra Civil Brasileira. Promovida pelos estancieiros, criadores de gado gaúchos, classe dominante no Rio Grande do Sul, que pretendiam separarse politicamente do Brasil.

Esse movimento teve também causas econômicas: o principal produto da região, o charque, comercializado no mercado interno, foi taxado de forma elevada, o que facilitou a concorrência do charque platino, privilegiado por baixas taxas alfandegárias.


O texto acima se refere a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E -

    A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos ou Decênio Heróico (1835 - 1845), eclodiu no Rio Grande do Sul e configurou-se na mais longa revolta brasileira. O termo “farrapo” se referia aos trajes maltrapilhos que o exército rebelde usava.

    MOTIVOS: A partir de 1821 o governo central passou a impor a cobrança de taxas pesadas sobre os produtos rio-grandenses, como charque, erva-mate, couros, sebo, graxa, etc. No início da década de 30, o governo aliou a cobrança de uma taxa extorsiva sobre o charque gaúcho a incentivos para a importação do importado do Prata. 

  • gabarito letra E

    resumão da treta

    Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos (RS 1835 – 1845): (ver tbm a Q1635850)

    A mais elitista e longa de todas as revoltas.

    Principais lideranças (estancieiros): Bento Gonçalves (maior líder), Davi Canabarro, Guiuseppe Garibalde.

    FATORES:

    -Altos impostos sobre o charque gaúcho;

    -Baixos impostos de importação sobre o charque platino (ARG e URU); 

    ➡ Ou seja, o charque externo chega mais barato que o charque interno, o que os gaúchos não gostaram

    ➡ Nomeação do Presidente de Província (governador) pelo Rio de Janeiro, contrário aos interesses gaúchos.

    ➡ Proclamação da República do Piratini, ou República Rio-Grandense (RS- a partir de 1835) 

    ➡ e a difusão do movimento leva à criação da República Juliana (SC, de jul-nov de 1839).

    Fator favorável aos revoltosos 

    ➡ Experiência de combate (guerras fronteiriças) 

    ➡ e recursos econômicos para manter a guerra (elite provincial).

    Fator desfavorável aos revoltosos 

    ➡ Não houve coesão dentro do movimento: Porto Alegre apoiou o governo central, bem como áreas de colonização germânica ou ligadas ao comércio com a capital.

    DISPUTA ENTRE GAÚCHOS E RIO DE JANEIRO TORNA-SE TAMBÉM DISPUTA ENTRE ESTANCIEIROS E COMERCIANTES.

    Acordo encerra conflito em 1845: ‘’Paz de Ponche Verde

    -Anistia aos gaúchos envolvidos;

    -Incorporação dos farrapos no exército nacional;

    -Permissão para escolher o presidente de Província;

    -Devolução de terras confiscadas na guerra;

    -Proteção ao charque gaúcho da concorrência externa;

    bons estudos

  • Com a independência política ocorrida em 1822, se estabeleceu no Brasil uma monarquia centralizada. Contra este centralismo eclodiram vária rebeliões, a mais longa que o governo central enfrentou foi a Revolução Farroupilha que durou dez anos. Durante o período desta guerra, a Província de São Pedro do Rio Grande do Sul se tornou uma República. Essa revolução épica aconteceu entre 1835 e 1845, e a causa da guerra foi econômica. O Rio Grande do Sul tinha a sua economia baseada na criação de gado e na fabricação de charque. O Império penalizava com altos impostos o charque gaúcho que abastecia o mercado interno do país. E ainda facilitava entrada do charque uruguaio e argentino no solo brasileiro a preços menores.

  • Falou em " gaúchos " logo se refere ao Rio Grande Do Sul, que já se declara a Revolução Farroupilha, que inclusive, foi a guerra civil mais duradoura da história do Brasil e teve como principal razão a insatisfação das elites da província do Rio Grande do Sul (representadas por estancieiros e charqueadores) com a política fiscal do Império brasileiro sobre o principal produto econômico da região: o charque (carne-seca).

  • GUERRA DOS FARRAPOS (1835 a 1845): Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Foi motivada por insatisfações da elite local com o governo por questões políticas e econômicas. Ou seja, foi uma revolta desenvolvida por grandes proprietários de terras no Rio Grande do Sul, os estancieiros.

    A Revolução Farroupilha foi uma das revoltas que aconteceram no território brasileiro durante o Período Regencial. Ela ganhou notoriedade pelo maior tempo de duração – estendeu-se por dez anos, sendo a mais longa guerra civil brasileira  – e, além disso, foi uma das que apresentou a maior ameaça à integridade territorial brasileira, tendo em vista que os estancieiros gaúchos que pretendiam separar-se politicamente do Brasil.

    Gabarito: E