SóProvas


ID
4907548
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as proposições quanto ao uso da crase:


I. As máquinas de terraplenagem blindadas utilizadas pelo BOPE dão um ar de cinema no melhor estilo Tropa de Elite à estas máquinas já tão robustas e imponentes.

II. Estamos à sua disposição para sanar quaisquer dúvidas.

III. Entregou o memorial descritivo ao assistente do diretor exatamente a 1h30.

IV. A saída interestadual destinada às empresas de construção civil equipara-se, na legislação tributária catarinense, à saída a contribuinte do ICMS, aplicando-se, no caso, alíquota correspondente à localização da destinatária.

V. Quando se fala em acesso à cidadania, um dos direitos fundamentais é o de poder existir, que está ligado à questão da identidade e do território.

Alternativas
Comentários
  • I. As máquinas de terraplenagem blindadas utilizadas pelo BOPE dão um ar de cinema no melhor estilo Tropa de Elite à estas máquinas já tão robustas e imponentes.

    Incorreto. Diante da maioria dos pronomes demonstrativos não se marca o fenômeno crásico. Correção: "(...) dão...a estas máquinas já estão robustas e imponentes";

    II. Estamos à sua disposição para sanar quaisquer dúvidas.

    Correto. Em geral, faculta-se ao escritor sinalizar ou não o fenômeno da crase diante de pronomes possessivos femininos, a exemplo de "sua", "minha", etc.;

    III. Entregou o memorial descritivo ao assistente do diretor exatamente a 1h30.

    Incorreto. Diante de numeral que indica horas, em geral, é preciso marcar o fenômeno da crase. Correção: "(...) exatamente à 1h30";

    IV. A saída interestadual destinada às empresas de construção civil equipara-se, na legislação tributária catarinense, à saída a contribuinte do ICMS, aplicando-se, no caso, alíquota correspondente à localização da destinatária.

    Correto. Na primeira ocorrência, o fenômeno crásico foi assinalado devido a regência do nome "destinada", que rege preposição "a" que, por sua vez, se funde com o "a" determinante do complemento nominal "empresas"; o segundo fenômeno, marcou-se por conta da regência do verbo "equiparar-se", que rege preposição "a" que também se funde com o "a" de seu objeto indireto "saída";

    V. Quando se fala em acesso à cidadania, um dos direitos fundamentais é o de poder existir, que está ligado à questão da identidade e do território.

    Correto. Em ambas as ocorrências, a crase foi assinalada por conta dos termos regentes (acesso e ligado) que regem preposição "a" que se funde, por seu turno, com o "a" determinante dos complementos nominais.

    Letra A

  • Conhecimentos que usei para responder esta questão:

    Crase proibida diante de pronomes demonstrativos (esta, essa, aquela, este).

    Crase facultativa diante de pronomes possessivos femininos (minha, nossa, sua)

    Diante de numerais devemos colocar crase para sinalizar as horas (às 9:30, às 10:50, EXCETO quando tiver a preposição de na frente, ex: de 9 as 10, )

  • Resposta A)

    I. Crase proibida diante de pronomes demonstrativos (elimina C, D e E).

    III. Crase obrigatória diante de hora exata. (elimina B)

    Força!

  • Gabarito: A...1-A no singular, nome posposto no plural, crase proibida. 2-Crase facultativa diante de pronome feminino. 3-Crase obrigatória quando se tem hora exata. 4-Verbo pede a preposição e o termo regido pede artigo. 5-Igual a 4

  • Crase facultativa : antes de pronomes possessivos no singular e plural ,depois da preposição ¨até ¨ e antes de substantivos próprios femininos.

    Obs: Quando as palavras casa ,distância e terra tiverem especificadores ,logo a crase é obrigatória.

    Ex : Eu fui à casa dos meus pais.

  • Apenas complemento...

    Muito cuidado com a crase diante de Pronomes possessivos Femininos. DEVE SER PRONOME POSSESSIVO ADJETIVO FEMININO.

    Se for Substantivo = A crase é obrigatória e não facultativa.

    Falei a ( à ) minha tia e não à sua.