SóProvas


ID
4907557
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a Revolução Farroupilha, assinale a única alternativa que está INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Foi um movimento liderado pelas elites empobrecidas, extremamente organizado militarmente e voltado para a solução dos problemas das camadas mais pobres da população do Rio Grande do Sul, e norte do Uruguai e Argentina.

  • Gabarito: D) Foi um movimento liderado pelas elites empobrecidas, extremamente organizado militarmente e voltado para a solução dos problemas das camadas mais pobres da população do Rio Grande do Sul, e norte do Uruguai e Argentina.

    Questão boa para revisar.

    Resumo da revolta:

    Com a independência política ocorrida em 1822, se estabeleceu no Brasil uma monarquia centralizada. Contra este centralismo eclodiram vária rebeliões, a mais longa que o governo central enfrentou foi a Revolução Farroupilha que durou dez anos. Durante o período desta guerra, a Província de São Pedro do Rio Grande do Sul se tornou uma República. Essa revolução épica aconteceu entre 1835 e 1845, e a causa da guerra foi econômica. O Rio Grande do Sul tinha a sua economia baseada na criação de gado e na fabricação de charque. O Império penalizava com altos impostos o charque gaúcho que abastecia o mercado interno do país. E ainda facilitava entrada do charque uruguaio e argentino no solo brasileiro a preços menores.

    fonte: https://www.osul.com.br/causas-da-revolucao-farroupilha/

    Cabe ressaltar que a revolta teve grande importância na emancipação política do estado do Paraná. Visto que o estado era um ponto estratégico que poderia levar a vitória dos farrapos caso os paranaenses comprassem a briga deles. No entanto, diante da promessa do governo da emancipação pela não adesão, os paranaenses não aderiram o movimento, que foi encerrado com um acordo de paz.

    A paz foi assinada no Tratado de Poncho Verde, em que os farrapos colocaram fim na revolta e, na condição de derrotados, aceitaram os termos propostos pelo governo.

    O acordo realizado entre o governo brasileiro e os farrapos estipulou:

     →Taxação em 25% sobre o charque estrangeiro;

     →Anistia para os envolvidos com a revolta;

     →Incorporação dos militares dos farrapos ao exército imperial, mantendo sua patente;

     →Os provincianos teriam direito de escolher o próprio presidente de província (entretanto, isso não foi cumprido);

     →Os escravos que lutaram do lado dos farrapos seriam alforriados (item também não cumprido).

    brasilescola.uol...

    Qualquer erro manda mensa

  • Mas não basta para ser livre, ser forte aguerrido e bravo. Pois um povo sem virtude, acaba por ser escravo! (trecho do hino rio grandense)
  • a)     Item correto.

    b)     Item correto.

    c)      Item correto.

    d)     Item incorreto. As elites não estavam extremamente empobrecidas nem buscavam necessariamente solução para as camadas mais baixas da sociedade.

    e)     Item correto.

    Gabarito: D