SóProvas


ID
490792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

Tal como relatado no texto, a atuação do serviço de controle de migrações da Espanha diverge frontalmente das diretrizes da União Européia, que adota, em geral, nítida política de estímulo à entrada de imigrantes em seu território.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    A União Européia não estimula a entrada de imigrantes em seu território! Ao contrário, estimula-os a sair, especialmente agora com o agravamento da crise internacional. O que se tem dito acerca da Espanha é que os estrangeiros que desembarcam por lá, em especial os brasileiros, estão recebendo um tratamento excessivamente rigoroso em termos de exigências na imigração, bem como - e este talvez seja o ponto mais crítico da situação - vêm sendo submetidos a condições bastante precárias enquanto é providenciado o seu retorno ao Brasil.
  • A questão está errada, pois a União Europeia não estimula a entrada de imigrantes em seu território. Alguns países, como a Espanha, são porta de entrada mais frequente de imigrantes ilegais no continente. Por isso, é frequente verificar políticas mais rígidas de imigração nesses locais de maior entrada do que em outros países. Os cidadãos dos países pertencentes à união Europeia podem circular livremente pelo continente, podendo trabalhar e estudar sem necessidade de visto. Dentro da UE, há países ricos e outros relativamente pobres, de modo que existe imigração dos países menos favorecidos, como os do Leste europeu, para os mais ricos, como Reino Unido e Alemanha. Esse tipo de imigração não pode ser evitado porque está previsto nas próprias leis do bloco regional. Dessa forma, visto que a UE já tem um influxo significativo de imigrantes provenientes do próprio continente, ela não estimula a entrada de imigrantes de fora do bloco. A crise econômica iniciada em 2008 afetou particularmente alguns países europeus, como a Espanha, que têm, atualmente, grande taxa de desemprego. Questões sociais como essa fazem com que as sociedades dos países europeus se tornem crescentemente contra a imigração.