SóProvas


ID
4907944
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Após sua destruição quase total durante a segunda guerra mundial, a indústria japonesa alcançou uma posição de importância na economia mundial. Observando essa ascensão da indústria japonesa, os consultores e teóricos americanos em administração dedicaram-se a um exame dos fundamentos conceituais da teoria da administração japonesa. Willian G. Ouchi batizou a abordagem japonesa de Teoria Z.


Sobre as pressuposições da Teoria Z, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • “Ouchi entende que o trabalho é uma parte muito importante da vida do trabalhador, que passa grande parte de seu tempo no escritório e, portanto, não é possível separar uma coisa da outra”, indica Alejandro Pérez, CEO da CEOLEVEL.

    Existem três valores ligados à Teoria Z:

    • Confiança: entende-se que o colaborador é responsável e com o objetivo de obter o melhor resultado.
    • Tratamento íntimo: é fundamental conhecer a fundo os membros de uma equipe.
    • Sutileza nas relações: cada colaborador se comporta de maneira diferente e os responsáveis ​​pelas equipes devem se adaptar a esse comportamento.

    “Embora a teoria Z de Ouchi remonte aos anos 80, ela está muito presente nas práticas ágeis atuais, onde se espera que as equipes tomem suas decisões, sem a necessidade de um comando hierárquico, são de confiança e ambientes psicologicamente seguros são criados para participação e tomada de decisão ”

    letra D

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a Teoria Z. Neste caso, marquemos a afirmativa incorreta.

    Tirando a alternativa "D", as demais estão corretas nas suas afirmações. Em relação à D, é válido deixar bem claro que a Teoria Z não impede que a administração ofereça feedbacks decorrentes das decisões tomadas pelos seus colaboradores.

    Concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D