SóProvas


ID
490813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

Tradicional destino de imigrantes vindos de várias regiões do planeta, o Brasil vem se transformando em país de emigrantes, em geral pessoas que partem em busca de melhores condições de vida no exterior.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Mas é preciso se ligar numa coisa... a questão se refere, talvez, ao período de colonização do Brasil, durante o qual, sim, fomos um grande centro de imigração para povos como portugueses, holandeses, africanos, italianos, japoneses, alemães, e tantos outros, cada um à sua época. Em contraste com esse período, a partir da metade do século XX aproximadamente, o Brasil de fato passou a ser, digamos assim, um exportador de pessoas, ou seja, nos tornamos um país de emigrantes ao invés de um país de imigrantes. Até aqui, portanto, a questão está certa.

    Só que a dinâmica migratória está mudando drastica e rapidamente nos últimos anos. O Brasil agora é um país com maior destaque no cenário econômico internacional e, claro, vem se tornando atrativo para estrangeiros. Portanto, se considerarmos os últimos 10 anos, ou melhor, se considerarmos esse princípio de século XXI, talvez tenhamos nos tornado novamente um país de imigrantes: cubanos, haitianos, chineses, espanhois...