SóProvas


ID
4908250
Banca
UEPA
Órgão
SEAD-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Texto IV

    “Melgaço, no Arquipélago do Marajó, no interior do Pará, ficou conhecida recentemente por ser o município com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) municipal do país. Em uma escala que vai de 0 a 1, a nota obtida pela cidade foi de 0,418, o que faz com que figure na faixa de áreas com muito pouco desenvolvimento humano. A cidade, onde ainda é comum moradores viverem em palafitas, convive com problemas em todas as áreas e enfrenta uma realidade em que falta quase tudo: saneamento, educação, saúde de qualidade e até carros”.

Notícias UOL -http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ ultimas-noticias/2013/08/12/isolada-cidade-com-pior-idh-do-pais-convive-com-palafitas-e-falta-de-saneamento.htm 

Considerando que o IDH engloba três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GRATIFICAÇÃO SEMESTRAL. REPERCUSSÕES (nova redação) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003

    A gratificação semestral não repercute no cálculo das horas extras, das férias e do aviso prévio, ainda que indenizados. Repercute, contudo, pelo seu duodécimo na indenização por antigüidade e na gratificação natalina.

  • Sobre o item II:

    Empregado(da iniciativa privada ou pública) é o regido pela CLT, diferente do servidor público(sob regime estatutário - 8112).

    Os temas de servidores públicos serão cobrados em Direito Constitucional e Administrativo.

    Quando estudarmos Direito do Trabalho e Processual, falaremos do celetista.

    Ademais, a competência da Justiça do Trabalho limita-se a CLT, segundo a Carta Magna e o entendimento do STF.

    Isso é bem básico mas pode gerar confusão aos "estudantes iniciantes".

    Vide comentário:

    Adriana Abreu Biondo

    Quanto ao item II, seguem os dispositivos correlatos:

    CLT, Art. 147 - O empregado que for despedido sem justa causa, ou cujo contrato de trabalho se extinguir em prazo predeterminado, antes de completar 12 (doze) meses de serviço, terá direito à remuneração relativa ao período incompleto de férias, de conformidade com o disposto no artigo anterior.

    Súmula 171, TST: Salvo na hipótese de dispensa do empregado por justa causa, a extinção do contrato de trabalho sujeita o empregador ao pagamento da remuneração das férias proporcionais, ainda que incompleto o período aquisitivo de 12 (doze) meses.