-
Gabarito Letra B
Governabilidade se refere às condições sistêmicas gerais por meio das quais se dá o exercício do poder em determinada sociedade. É um conceito associado à capacidade política de governar e à legitimidade.
Stefan Fantini
-
Se tornou muito confuso, alguns comentários dizem que governabilidade e exercício não combinam.
-
Complemento:
GOVERNABILIDADE - CAPACIDADE DE TOMAR DECISÕES
REPRESENTANDO OS INTERESSES DA SOCIEDADE
GOVERNANÇA - CAPACIDADE DE ADMINISTRAR / IMPLEMENTAR AS POLÍTICAS
PÚBLICAS DE FORMA EFICIENTE.
-
A questão exige que tenhamos conhecimentos sobre o conceito de governabilidade. Vejamos qual das alternativas pode ser marcada.
A Governabilidade refere-se às condições sistêmicas, substantivas e materiais do exercício do poder, para que exerça sua missão. Envolve o sistema político, a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário etc. Ou como a questão bem disse, diz respeito às condições do exercício da autoridade política.
Outro conceito que vale trazer aqui é o de governança, o qual as bancas tentam confundir com governabilidade.
Governança diz respeito às condições adjetivas ou instrumentais. A governança está intimamente ligada à maneira como o poder é exercido na administração dos recursos, sejam eles humanos, financeiros ou administrativos. Refere-se ao processo de tomada de decisão que antecipa e ultrapassa ao governo; ao modo como a autoridade é exercida; à repartição do poder entre os governados etc.
A conclusão é que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.
-
Gabarito: B.
Análise das alternativas:
a) Incorreta.
É na governança que surgem e desenvolvem-se as condições acordadas com a sociedade. Ou seja, enquanto que na governabilidade esses interesses são agregados, na governança eles são representados.
b) Correta.
A governabilidade são as condições substantivas gerais ou materiais por meio das quais se dá o exercício do poder em determinada sociedade. É um conceito associado à capacidade política de governar e à legitimidade do Estado – condições sistêmicas e institucionais.
c) Incorreta.
É a ingovernabilidade ou a não governabilidade que se associa às relações de conflitos entre Estado e sociedade.
d) Incorreta.
De fato, a governabilidade reflete nas condições substantivas ou materiais de exercício do poder e de legitimidade do Estado – condições sistêmicas e institucionais. No entanto, a governabilidade é um sistema de intermediação de interesses, em que se processa diversas coalizões.
e) Incorreta.
A governança, e não a governabilidade, é a capacidade governamental de criar regras universalistas e assegurar sua prevalência nas transações sociais, políticas e econômicas, penalizando ou desincentivando condutas, promovendo arranjos cooperativos e reduzindo os custos de transação. Do ponto de vista político, significa a capacidade de resistência à captura por grupos de interesse por parte das elites governamentais, além da promoção da “accountability”, ou seja, tornar os governos responsáveis por suas ações.
-
Acho que o que matou a D foi o "em detrimento".