SóProvas


ID
4908340
Banca
UEPA
Órgão
SEAD-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre a macroeconomia, leia as afirmativas abaixo e julgue em Verdadeiro ou Falso.


( ) Uma das hipóteses keynesianas básicas sustenta que um aumento na renda gera um aumento menor no consumo, tornando a propensão marginal a consumir sempre positiva e menor que a unidade.

( ) Em uma economia em equilíbrio, o produto é igual ao gasto autônomo vezes o multiplicador, calculado a partir da propensão a consumir dessa economia.

( ) A curva IS expressa a condição de equilíbrio no mercado de bens. Esse equilíbrio implica que um aumento da taxa de juros diminua o produto, daí essa curva ser negativamente inclinada. Mudanças em fatores que diminuem a demanda por bens, dada a taxa de juros, deslocam a IS para a esquerda.

( ) Uma política fiscal contracionista como o aumento de impostos desloca a curva de equilíbrio do mercado de bens (IS) para a esquerda e a economia se move sobre a curva de equilíbrio no mercado monetário (LM). Isso leva a uma diminuição do nível do produto de equilíbrio e da taxa de juros de equilíbrio.

( ) Uma política monetária expansionista desloca a curva de equilíbrio do mercado monetário (LM) para baixo. Porém, com a queda dos investimentos e considerando que a curva de equilíbrio do mercado de bens (IS) é negativamente inclinada, essa expansão monetária terá efeitos reais apenas no curto prazo.


A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • Gabarito: D (V, V, V, V, F)

    Item FALSO:

    ( ) Uma política monetária expansionista desloca a curva de equilíbrio do mercado monetário (LM) . Porém, com dos investimentos e considerando que a curva de equilíbrio do mercado de bens (IS) é negativamente inclinada, essa expansão monetária terá efeitos reais apenas no curto prazo.

    Política Monetária Expansionista

    Um aumento da oferta de moeda torna o dinheiro mais abundante no mercado, o que reduz a taxa de juros, provocando três efeitos paralelos:

    *SOBRE A IS: com a queda de i, o investimento agregado se eleva, a DA (demanda agregada) e a renda Y se elevam (movimento ao longo da IS);

    *o aumento da renda real Y aumenta a demanda de moeda por transações;

    *aumenta a demanda de moeda por motivo de especulação devido à queda na taxa de juros.

    Ao fazer isso, temos que a CURVA LM IRÁ SE DESLOCAR PARA A DIREITA e PARA BAIXO (passando de LM para LM).

    Como dito, temos um aumento na produção, pois a queda nos juros INDUZIRÁ OS INVESTIMENTOS A CRESCEREM.

    Neutralidade da moeda

    A quantidade de moeda não afeta a produção de uma economia de forma permanente – ou seja, um aumento da quantidade de moeda pode gerar um aumento da produção real no curto prazo, mas esse efeito não é permanente. Para os monetaristas, a moeda conseguiria induzir um crescimento do produto apenas no curto prazo, gerando, no longo, apenas inflação.