REDES DE PETRI
O conceito de Redes de Petri tem sua origem na tese de Carl Adam Petri em 1962 na Faculdade de Matemática e Física da Universidade de Darmstadt na Alemanha. Para Murata, Redes de Petri têm sido propostas para uma ampla variedade de aplicações. Isto é devido à generalidade e permissividade inerente de Redes de Petri. Elas podem ser aplicadas a qualquer área ou sistema que pode ser descrito graficamente como fluxos (C) e que precisa de alguns meios de representações paralelas (A) ou atividades simultâneas. No entanto, uma atenção especial deve ser dada a um equilíbrio entre generalidade da modelagem e a capacidade de análise. Isto é, quanto mais geral o modelo, menos passível de análise.
São várias as razões para a utilização de Redes de Petri para a modelagem de fluxo de trabalho:
• Semântica Formal;
• Natureza Gráfica; (A)
• Expressividade;
• Propriedade Matemática; (A)
• Disponibilidade de técnicas de análise;
• Fornecedor Independente;
• Modelos sem ambiguidade; (A)
• Grafos compostos por: posições (círculos), transições (retângulos) e arcos que conectam as posições e transições
Para Redes de Petri um modelo semelhante foi construído com atividades em sequência (C).
1. A rede de Petri é uma técnica de modelagem que permite a representação de sistemas, utilizando como alicerce uma forte base matemática. Sobre as classes das redes de Petri, no que diz respeito à rede binária, só permite no máximo um token em cada lugar, e todos os arcos possuem valor unitário.
2. A rede de Petri é uma modelagem gráfica que evoluiu e ganhou extensões; assim surgiram parâmetros como a hierarquia e o vetor de estados.
3. A Rede de Petri é um instrumento gráfico adequado para modelar fluxos em processos de negócios.
UML - Unified Modeling Language = Linguagem de Modelagem Unificada
Desenvolvida por OMG (Object Management Group)
(B e E) O objetivo da UML é fornecer para Engenheiros e desenvolvedores de Software uma ferramenta de análise, projeto e implementação de software, bem como auxiliar a modelagem de negócio e processos de negócio.
O diagrama de atividades da UML tem características tanto das técnicas de fluxograma quanto de um caso especial de máquinas de estado.
BPMN - Business Process Modeling Notation ou Notação de Modelagem de Processos de Negócio
1. BPM não é ferramenta e não é software e o CBOK é muito claro em relação a isso. Vamos aprofundar no tema:
2. BPM É uma disciplina gerencial, uma abordagem de gerenciamento adaptável.
3. BPMN = É uma notação gráfica. Usado na modelagem, que utiliza símbolos gráficos para descrever um processo através do fluxograma.
4. BPMS = É uma suíte de softwares. Sistemas que automatizam a gestão de processos.
5. BPMN = Trata-se de uma notação padrão para o desenho de fluxogramas em processos de negócios. Na prática, trata-se de um conjunto de regras e convenções que determinam como os fluxogramas devem ser desenhados.