SóProvas


ID
4910554
Banca
UEPA
Órgão
SEAD-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre as falhas de mercado, analise as afirmativas abaixo e identifique-as em Verdadeiro ou Falso.


( ) Bens públicos puros são não-rivais e não-exclusivos. Quando um consumidor se dá conta de que o custo marginal de seu próprio consumo é nulo, pode oferecer ao produtor um preço muito baixo pelo direito de consumir o produto, razão pela qual a maioria dos bens públicos não é fornecida pelos mercados privados.

( ) Quando não se pode excluir as pessoas do consumo de um bem, elas podem agir como consumidores “caronas”, levando à oferta insuficiente desse bem. Como os bens públicos puros são indivisíveis e o sistema de mercado falha na sua oferta, sua produção por meio da intervenção do governo torna-se social e economicamente racional.

( ) A indivisibilidade dos bens públicos puros envolve um conflito entre interesses individuais e o bem comum, razão pela qual a intervenção do governo torna-se social e economicamente racional. Porém, a “tragédia dos comuns” pode gerar problema na oferta desses bens que só podem ser solucionados pelo mecanismo de mercado.

( ) A “tragédia dos bens comuns” pode levar a ineficiências de mercado, uma vez que desestimulam os indivíduos tomadores de decisões a investir em melhorias para aumentar a produtividade do recurso produtivo.

( ) Os recursos comuns são bens rivais, mas não excludentes.


A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • A não rivalidade significa que o custo marginal de prover o bem para um consumidor adicional é nulo.

    A falha de mercado que existe na produção dos bens públicos decorre do fato de que é impossível determinar o real benefício que cada indivíduo desfrutará do seu consumo, logo, é inviável determinar de forma totalmente justa o “preço” que cada um pagará. Nota-se então que o fato de não ser possível individualizar o consumo permite que algumas pessoas desfrutem dos bens públicos sem pagar. Essas pessoas são chamadas de free riders (os caronas). Deste modo, podemos afirmar que a presença de free riders está intimamente ligada ao problema da não exclusividade presente nos bens públicos.

    Recursos comuns são bens rivais, porque o uso por uma pessoa impede o uso por outra.