SóProvas


ID
49135
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Exercícios que simulam situações reais em televisão, rádio e entrevista on line seguidos de alertas, críticas e sugestões são características de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: a) Media training.

    media training ou treinamento de mídia é uma das ferramentas de comunicação mais importantes da atualidade, porque oferece maior conhecimento das regras do jogo nos bastidores do jornalismo, a fim de preparar quem deseja se expor nos veículos de comunicação. 

    Além da comunicação oral, é imprescindível que o porta-voz - seja ele do mundo corporativo ou da vida pública - conheça a linguagem e os formatos de cada meio para melhorar o relacionamento com os jornalistas. 
  • Vamos a cada alternativa:
    (A)Correto. O treinamento de fontes, ou media training, tem a função de preparar oradores institucionais capazes de conceder entrevistas a qualquer tipo de veículo de comunicação, habituando-o às táticas da imprensa e assim fazendo-o aproveitar a entrevista ou pronunciamento de uma maneira mais segura e com linguagem adequada.
    A alternativa (B) se reporta a atividade de planejamento, correspondendo a um check-list para que se mapeie a necessidade de comunicação publicitária.
    (E) Errado. Esta alternativa não significa nada! Não fecha sentido lógico com o enunciado e é até burlesca, pois o máximo que ela faz é levar os incautos a confundirem SWOT (matriz PFOA) e SWAT (tropa de elite da polícia americana).
    As letras (C) e (D) dizem respeito à definição de mensagens preferenciais e ao seu uso dentro das quatro abordagens da comunicação organizacional integrada.
    A ideia do media training é potencializar a capacidade da fonte em se colocar diante da imprensa, fazendo-o compreender os mecanismos da entrevista, características dos veículos, do uso do tempo, de qual é o papel do jornalista e também desmistificar a ideia de que a imprensa é algo a se temer.
    Além disto, a simulação de crise é uma estratégia que deve ser desenvolvida fora de tempos de crise, para elencar as melhores práticas de contenção nas diversas áreas técnicas. Assim, o corpo funcional – em caso de real necessidade - não ficará sem saber o que fazer, a quem recorrer e como se portar. É importante minimizar os estragos, o pânico, salvar vidas e salvaguardar a imagem da organização.
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho www.pontodosconcursos.com.br 17