- ID
- 49135
- Banca
- ESAF
- Órgão
- ANA
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Comunicação Social
- Assuntos
Exercícios que simulam situações reais em televisão, rádio e entrevista on line seguidos de alertas, críticas e sugestões são características de
Exercícios que simulam situações reais em televisão, rádio e entrevista on line seguidos de alertas, críticas e sugestões são características de
É orientação típica a ser dada a fontes de informações durante media training:
( ) fazer a contribuição tão completa e informativa quanto possível.
( ) ignorar os pressupostos do jornalista e responder objetivamente a questão colocada.
( ) preparar com o repórter as mensagens-chave a serem transmitidas durante a entrevista.
( ) valorizar o jornalista e atendê-lo diretamente evitando intermediação de secretárias e assessores.
Avalie os itens acima e marque a opção correspondente.
As fontes de informação hoje são cada vez mais preparadas e atuantes no sistema de informação jornalística. Isto ajuda a sociedade a se manter informada, mas também pode conduzir a práticas de manipulação da informação. Sobre as fontes de informação, avalie os itens abaixo e marque a opção correspondente.
( ) O porta-voz, responsável por falar oficialmente em nome da organização, é também chamado de gatekeeper.
( ) Um tipo de evento programado pelas fontes é o chamado pseudo-evento. Ele tem natureza promocional e assume características que o distinguem do evento espontâneo ou natural.
( ) Um assessor de imprensa deve ser orientado a plantar matérias no noticiário, de maneira a promover a organização ou assessorado, colher visibilidade e informar com precisão a sociedade sobre temas de interesse público.
O Assessor de Imprensa deve orientar o entrevistado a, durante uma entrevista:
( ) Utilizar o recurso do "off the record" caso não possa assumir a responsabilidade pela informação.
( ) dizer só o que gostaria de ver publicado, mas dentro disso, falar objetivamente e claro.
( ) solicitar o texto depois de ser produzido e antes de ser publicado - mas apenas para verificação dos dados.
Avalie os itens acima e marque a opção correspondente
A respeito do trabalho em assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.
Afinar o discurso entre as fontes é tática essencial na gestão de crises e momentos em que a empresa está vulnerável diante da mídia e da opinião pública e corresponde ao compartilhamento de uma mesma visão de mundo diante de dificuldades enfrentadas pela corporação.
A respeito do trabalho em assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.
Media training são cursos encomendados pelas assessorias de comunicação com o objetivo de otimizar o contato das fontes da empresa com a mídia. Contemplam sabatinas, laboratórios diversos e palestras conceituais, que municiam as fontes com dicas e conhecimentos básicos para o relacionamento com a mídia.
Há muitos motivos que levam uma empresa, ou uma instituição, a contratar uma Assessoria de Comunicação. Entre eles pode- se apontar:
I. o fortalecimento da imagem do assessorado, buscando a criação de uma massa crítica a partir do que é divulgado na mídia.
II. a defesa do assessorado ou esclarecimento ao público em geral sobre problemas ou acusações anteriormente publicados.
III. a atuação preventiva visando uma blindagem por problemas ou crises que já se sabe que vão acontecer.
O gerenciamento de crise é uma das tarefas mais difíceis de serem feitas em uma Assessoria de Comunicação. Esse é um trabalho que requer transparência tanto da empresa, instituição ou assessorado envolvido, como do assessor de comunicação. Quando o assessorado é o responsável principal pela situação de crise, a melhor atitude do assessor é
Uma das funções do Assessor de Comunicação é a realização de media training, que tem como principal objetivo preparar os
Durante uma crise na qual está envolvida uma empresa ou uma instituição, sempre há a necessidade da existência de um porta- voz que responda por ela, explicando que ações estão sendo feitas na administração da crise, além de dirimir quaisquer dúvidas que por ventura possam existir. Para tanto, o assessor de comunicação deve orientar o porta-voz para
No que se refere à comunicação segmentada e seus objetivos, assinale a opção correta.
Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna
que seja, está imune a crises. Esse princípio básico da administração
de crise, mesmo repetido e mais do que evidente, ainda continua
esquecido por muitas organizações. Não importa a intensidade da
crise. Existem algumas devastadoras, que chegam de surpresa e só
não acabam com a empresa à custa de investimentos de milhões de
dólares em publicidade e compensação de prejuízos. Outras, menos
intensas, podem originar-se de notícias ou fatos insignificantes em
sua dimensão, mas complicados em seus desdobramentos.
J. J. Forni. Comunicação em tempo de crise. In: Assessoria
de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica.
2..ª ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 363 (com adaptações).
Considerando o fragmento de texto acima e os procedimentos que
devem ser adotados na gestão e comunicação de crise, julgue os
itens de 61 a 66.
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) revela que as cem maiores empresas brasileiras não se descuidam de preparar os seus diretores para que se comuniquem com eficiência. E esses treinamentos, além de ensinar como falar com poder de síntese e olhar diretamente para uma câmera de TV, apresentam estratégias para conduzir entrevistas, como agir diante de repórteres e como usar estatísticas e gráficos para esclarecer determinados dados.
Esse tipo de treinamento é chamado de
No que concerne à finalidade e ao formato de entrevistas
coletivas, julgue os itens subsecutivos.
Um briefing de imprensa difere de um briefing publicitário, sendo o primeiro sinônimo de entrevista coletiva para fins de esclarecimento, a cargo de um porta-voz, e o segundo equivalente ao conjunto de informações básicas que um porta-voz transmite como orientação para que uma agência de publicidade compreenda qual é a demanda de comunicação a ser atendida por uma campanha de publicidade.
Considerando que uma das atribuições dos assessores de
imprensa e de porta-vozes é a de preparar os seus assessorados
para entrevistas, julgue os itens seguintes.
É de responsabilidade do cargo de assessor de comunicação ou de imprensa, por se remeter diretamente à direção máxima de uma empresa ou organização, fazer que as atividades de media training sejam inseridas na relação entre o profissional de comunicação e os seus dirigentes maiores, não sendo uma atividade a ser partilhada com os demais círculos organizacionais.
Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser
adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa
afirmativa, julgue os itens de 42 a 46.
Ao saber de uma pauta negativa em curso de investigação por parte de um jornalista, o procedimento adequado é prevenir o corpo diretivo, preparar fontes credenciadas para a eventualidade de um desmentido e aguardar a divulgação da matéria, uma vez que existe a possibilidade de que a matéria não venha a ser publicada ou não represente prejuízo que justifique um esclarecimento público.
Para atender as demandas da imprensa, uma das atividades do comunicador é preparar as autoridades como porta-vozes para o relacionamento com a imprensa por meio de
A respeito do papel da comunicação e das suas subáreas na gestão de crises corporativas, julgue os próximos itens
Nas situações de crise em uma organização, a função de porta-voz deve ser exercida exclusivamente por um profissional de comunicação, seja ele jornalista, profissional de relações públicas, publicitário etc., para preservar do desgaste os escalões diretivos mais elevados.
Um trabalho fundamental nas assessorias de imprensa e/ou comunicação é o media training. Podemos defini-lo como a capacitação de:
Ter um plano para se relacionar com a mídia é a etapa inicial do trabalho de assessoria de imprensa. Consiste em estudar minuciosamente o perfil da instituição para levantar possíveis assuntos que possam interessar à imprensa, pesquisar o fluxo de informação ideal para conectar tal empresa aos jornalistas e intuir riscos de aparecimento de notícias negativas. Feito isso, um planejamento é preparado com a finalidade de iniciar o relacionamento entre instituição e mídia. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que a fase seguinte é o media-training, que
Dado ao avanço tecnológico, qualquer um pode gerar notícias verdadeiras ou não, sobre qualquer organização ou pessoa. Nemércio Nogueira afirma que na media training de hoje a notícia pode chegar ao público até mesmo
Com relação ao atendimento à imprensa e à organização de entrevistas, julgue o item seguinte.
O treinamento conhecido como media training pode auxiliar
no sucesso de uma entrevista junto à mídia, visto que, por meio
desse treinamento, pode-se repassar ao assessorado orientações
importantes sobre postura, discurso e trato com os repórteres.
Em uma situação de crise de imagem, os profissionais do departamento de comunicação devem aconselhar o assessorado a
Uma autarquia ligada à secretaria de governo estadual empreendeu um projeto de ............ com plano de três anos. O objetivo inicial era reverter a ............ negativa da instituição depois de uma crise gerada por uma reportagem veiculada no telejornal de grande audiência. A reportagem denunciava um problema de gestão que acompanhava a instituição por muitos anos. Após pesquisas, como foi diagnosticado que também a ............ da instituição era muito ruim, os assessores de comunicação e os gestores optaram por uma mudança ousada. A troca do nome da autarquia, com o objetivo de gerar uma nova ............ . A partir desta troca, o plano de comunicação envolveu ações como: plano de ............ para que todos os colaboradores estivessem em sintonia; ............, para anunciar a troca do nome, o que envolveu um processo de media training com os gestores; reformulação dos veículos institucionais como o portal corporativo; criação de uma revista, que mensalmente trazia reportagens analíticas sobre temas do cotidiano, tendo como fontes os colaboradores da instituição; a criação de um canal de ouvidoria informatizado para responder rapidamente às dúvidas dos cidadãos e uma equipe de ............ que divulgava periodicamente ............ contendo sugestões de reportagens positivas sobre a autarquia, além de inserções de ............ em programas de rádio e TV.
A alternativa que traz a sequência correta das expressões que completam as lacunas do texto acima é:
Baseando-se em Mafei (2004), no que diz respeito aos procedimentos de organização de entrevista coletiva, informe se é verdadeiro ou falso o que se afirma abaixo e marque a opção correta.
( ) Checar se não haverá outra coletiva no mesmo dia e horário.
( ) Emitir os convites para a entrevista antes de partir para a organização do evento.
( ) Providenciar o press kit e, ao agendar o dia do evento, evitar as sextas-feiras.
( ) Treinar o porta-voz para a coletiva, por meio de media trainings mais ou menos completos.
Um trabalho continuado de Assessoria de Imprensa permitirá à empresa criar um vínculo de confiança com os veículos de comunicação e sedimentar sua imagem de forma positiva na sociedade. Sobre o conceito da assessoria de imprensa, NÃO podemos afirmar:
Assinale a opção abaixo que NAO apresenta um dos cinco passos básicos no processo de desenvolvimento de um programa de comunicação em situações de crise, definidos por Frank M. Corrado.
Com relação às estratégias e à gestão de relacionamento com a mídia, julgue o item seguinte.
Media training é um método de gerenciamento da identidade
corporativa que se dá por meio de workshops e oficinas
oferecidos a formadores de opinião.
É considerado um dos papéis da Assessoria de Imprensa preparar o assessorado para que ele esteja apto a falar com a imprensa, principalmente em momentos de crise. A este trabalho dá-se o nome de Media Training. Analise as asserções a seguir:
I. Porta-voz e fonte são sinônimos.
II. Todo porta-voz é fonte, mas nem toda fonte é considerada porta-voz.
III. O porta-voz é o que representa oficialmente a instituição, e deve ser sempre o profissional que ocupa o maior cargo.
IV. O porta-voz, algumas vezes, atua para preservar algum dirigente da instituição.
V. O porta-voz precisa ter credibilidade, objetividade, firmeza e capacidade de improviso e argumentação.
Analisando as assertivas anteriores, é CORRETO o que se afirma apenas em:
Um evento com risco de dano consistente à imagem institucional de uma empresa pública veio à tona. De acordo com os manuais de gerenciamento de crise, é necessário tomar a dianteira e abastecer a mídia com informações, a fim de evitar boatos, bem como atuar com transparência e agilidade. A área de Comunicação Organizacional Integrada avaliou que é importante convocar para as próximas horas uma coletiva de imprensa. Normalmente, o presidente da empresa pública atua como porta-voz. Contudo, por motivo de saúde, ele está impossibilitado de comparecer à coletiva. Também não há tempo hábil para qualquer media training.
Nesse caso, a tarefa de participar da coletiva e preservar a imagem institucional deve ser delegada:
O responsável pela comunicação de uma instituição financeira detectou que os diretores da instituição, que são constantemente entrevistados por diversos veículos, utilizam uma linguagem demasiadamente técnica.
A melhor forma de corrigir esse problema, mantendo o bom relacionamento com os jornalistas e o público, é:
A respeito da assessoria de imprensa, julgue o próximo item.
Media training é o programa de treinamento que visa preparar
o assessor de imprensa para o relacionamento adequado com
a imprensa, bem como para assumir o papel de porta-voz da
organização para a qual preste assessoria.
Avalie as afirmações sobre o media training.
I. Permite a fontes e a porta-vozes ter mais consciência do que está em jogo com a entrevista, as regras da entrevista e sobre a técnica do jornalista.
II. Cabe à assessoria agir para que cada treinamento seja adaptado às necessidades da organização e dos participantes.
III. O trabalho de capacitação deve ser fragmentado e de curto prazo.
IV. Tem o risco de ser utilizado para o enfrentamento e não para ajudar a imprensa a cumprir seu papel.
Está correto apenas o que se afirma em
Quanto ao relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.
No relacionamento com a imprensa, chama‐se de media
watch o treinamento que porta‐vozes da organização
recebem para saber como lidar com jornalistas e como
funciona o processo de produção das notícias.
Quanto ao relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.
No relacionamento com a imprensa, chama‐se de media watch o treinamento que porta-vozes da organização recebem para saber como lidar com jornalistas e como funciona o processo de produção das notícias.