Conforme a ABNT NBR 6023 (2018, p. 6-7, 13):
7.1.2 Os elementos essenciais para trabalho acadêmico são: autor, título, subtítulo (se houver), ano de depósito, tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros), grau (especialização, doutorado, entre outros) e curso entre parênteses, vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
EXEMPLO 1
—— Elementos essenciais
AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Univers idade de São Paulo, São Paulo, 2009.
EXEMPLO 3
—— Elementos essenciais
RODRIGUES, Ana Lúcia Aquilas. Impacto de um programa de exercícios no local de trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para a mudança de comportamento. 2009. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimental) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
7.7.5 Artigo, seção e/ou matéria de publicação periódica
Inclui partes de publicação periódica, artigo, comunicação, editorial, entrevista, recensão, reportagem, resenha e outros.
Os elementos essenciais são: autor, título do artigo ou da matéria, subtítulo (se houver), título do periódico, subtítulo (se houver), local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número e/ou edição, tomo (se houver), páginas inicial e final, e data ou período de publicação. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
EXEMPLO 2
—— Elementos essenciais
DOREA, R. D.; COSTA, J. N.; BATITA, J. M.; FERREIRA, M. M.; MENEZES, R. V.; SOUZA, T. S. Reticuloperitonite traumática associada à esplenite e hepatite em bovino: relato de caso. Veterinária e Zootecnia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 199-202, 2011. Supl. 3.
Gab. A
Esta questão cobra do candidato conhecimentos gerais sobre as regras de redação e apresentação de referências bibliográficas previstas na NBR 6023.
As alternativas apresentam referências de trabalhos acadêmicos e artigos científicos. Analisaremos cada uma das alternativas indicando qual seção da norma regulamenta o caso apresentado e quais erros fazem com que a questão seja eliminada.
A) Trata-se de trabalho acadêmico que tem sua forma definida pelas regras gerais de apresentação dispostas no item 7.1.2 da norma. Não possui erros de redação. CORRETA.
B) Trata-se de artigo científico que tem sua forma definida pelas regras gerais de apresentação dispostas no item 7.7.5 da norma. A grafia dos nomes dos autores não segue o padrão de caixa alta em todas as letras. Também não é indicado o local de publicação e a forma de redação das páginas está incorreta. INCORRETA
C) Trata-se de trabalho acadêmico que tem sua forma definida pelas regras gerais de apresentação dispostas no item 7.1.2 da norma. Não há destaque para o título da publicação (negrito ou itálico) e não é usado o termo “Apresentado a". Também não há a indicação do tipo de publicação (no caso, dissertação). INCORRETA
D) Trata-se de artigo científico que tem sua forma definida pelas regras gerais de apresentação dispostas no item 7.7.5 da norma. A abreviação do título do periódico não é obrigatória na redação de referências e a redação neste caso não está de acordo com a norma 6032. A redação do número e volume da revista também está incorreta “Vet e Zootec, São Paulo: 18(4): p. 199- 202, 2011." A forma correta é “Veterinária e Zootecnia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 199-202, 2011. Supl. 3". INCORRETA
E) Trata-se de trabalho acadêmico que tem sua forma definida pelas regras gerais de apresentação dispostas no item 7.1.2 da norma. Múltiplos erros na apresentação do autor (não está em caixa alta), na apresentação do título (sem destaque) e erro na apresentação do tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros), grau (especialização, doutorado, entre outros) e curso entre parênteses. INCORRETA.
Gabarito do Professor: Letra A .
O erro da D está na forma como foi apresentado o nome dos autores. Não há separação por ponto final entre nome e sobrenome dos autores.
Está assim:
DOREA, R D; COSTA, J N; BATITA, J M; FERREIRA, M M; MENEZES, R V SOUZA, T S.
Ao invés de estar assim:
DOREA, R., D.; COSTA, J., N.; BATITA, J., M.; FERREIRA, M., M; MENEZES, R., V., SOUZA, T., S.