Conforme ABNT NBR 6028 (2003, p. 1-2):
2.5 resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.
2.6 resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
3.2 O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento.
3.3 O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único.
3.3.2 Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
3.3.4 Devem-se evitar:
a) símbolos e contrações que não sejam de uso corrente;
b) fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem.
Gab. E
Esta questão aborda as técnicas de redação de resumos.
A norma ABNT NBR 6028:2003 tem como objetivo estabelecer os requisitos para redação e apresentação de resumos e é usada amplamente no cenário nacional, promovendo a padronização das formas e estilos dos resumos de artigos, trabalhos acadêmicos, dissertações e teses no Brasil.
Com base na norma, identificamos as alternativas como:
A) ERRADA. De acordo com o item 3.2 da norma, o resumo não pode ser precedido pela referência quando for inserido no próprio documento.
B) ERRADA. As características apresentadas referem-se ao resumo informativo (2.6). O resumo indicativo “indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc" (2.5).
C) ERRADA. Não é recomendado o uso de parágrafos múltiplos (3.3).
D) ERRADA. Símbolos e contrações que não sejam de uso corrente devem ser evitados (3.3.4).
E) CERTA. Corresponde corretamente a descrição do item 3.3.2.
Gabarito do Professor: Letra E