a) Para a prestação da assistência considera-se o valor gasto com energia elétrica, água e aluguel do prédio como
INCORRETO. São custos indiretos.
Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc
Regra geral, não conseguimos avaliar de forma objetiva quanto cada produto "consumiu" de aluguel, energia elétrica e água. Por isso, na maioria das vezes, esses custos são tratados como indiretos.
b) O compreende aquele que não pode ser facilmente associado a um determinado objeto de custo.
INCORRETO. Trata-se dos custos indiretos, conforme comentário da letra A.
c) Custo direto é aquele que está diretamente ligado ao produto ou a prestação de serviços.
CORRETO. O custo direto é aquele que está diretamente ligado à atividade-fim da empresa, ou seja, é relacionado à produção ou à prestação de serviço. Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta.
d) são aqueles que independem do nível de atividade ou produção de um produto ou serviço.
INCORRETO. Trata-se dos custos fixos.
Os custos fixos de uma empresa são aqueles que são menos suscetíveis a apresentar variações de acordo com o volume de produção ou de vendas. São exemplos de custos fixos os gastos com o aluguel do imóvel, limpeza da fábrica e manutenção de máquinas. Em regra, esses itens possuem valores que se mantêm estáveis todos os meses, independentemente do fato de a empresa produzir ou vender mais ou menos.
e) são aqueles que dependem diretamente do volume produzido ou atendimentos realizados num determinado período.
INCORRETO. Trata-se dos custos variáveis.
Os custos variáveis correspondem aos gastos que aumentam ou diminuem de forma proporcional ao nível de atividade. A matéria-prima é um exemplo típico de custo variável. Quanto mais produtos forem fabricados por uma indústria, maior será seu consumo de matéria-prima e, portanto, o gasto com ela.