SóProvas



Questões de Qualidade nos Serviços de Saúde


ID
2119900
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

Segundo Mezzomo (2003), é correto afirmar que a humanização começa, avança e acontece

Alternativas

ID
2427358
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

A equipe de enfermagem deve participar do exame das tarefas existentes de todos os prestadores de cuidado e determinar as oportunidades de revisão dessas tarefas. Dentre essas tarefas que facilitam o atendimento direto ao paciente, a qual função de pessoal são alocadas as tarefas de coordenação do atendimento clínico, de planejamento da alta e de gerenciamento dos resultados?

Alternativas
Comentários
  • Não entendi!

     

  • nem eu kkk

  • Meu Deus!!!!

  • só ri kkkk

  • Típica AOCP . Faz cada m...

  • chutei e acertei kkkk

  • O que isso tem a ver com Planejamento Estratégico? Seria mais um assunto específico ao cargo.

  • Sei lá. Só sei que acertei.

  • planejamento tático- gerente

  • SEI LÁ, FUI NA FÉ E ACERTEI KKKK

  • Entendi o que ela quis perguntar, só não tinha como saber a resposta kk


ID
2686939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

No que se refere à hotelaria hospitalar, julgue o seguinte item.


Cabe ao líder do departamento de hotelaria dar à sua gerência autonomia para interagir e alinhar processos com outras áreas, inclusive as assistenciais.

Alternativas
Comentários
  • não sei se é por estar catalalogada nesse topico de estrutura e não em liderança, que eu viajei nessa questão...
    imaginei q o lider não teria autoridade para dar autonomia ou dlegear alguma função, pois o lider pode ser qqr um da org e não necessariamente alguem com essa competencia, que pra mim seria do chefe de linha....
    viajei? ou alguem pensou assim tbm? odeio qdo não tem nenhum comentário :/ kkkkk

  • O conceito de liderança não abarca um cargo necessariamente e isso me levou a interpretar a questão como errada. Afirmar que cabe ao líder dar autonomia a um gerente depende de um contexto (de que líder se refere?) que não foi exposto na questão. Vinda do CESPE só revela que a formulação de questões é feita por examinadores diferentes e não temos mais como lançar mão de um certo padrão dessa banca.

    Mais um pouco de sorte, por favor.

  • sei não, mas eu acertei, dia q eu for em um hotel eu pergunto

  • O chefe de 1ª linha tem que dar o aval pro gerente (superior) dele? É isso que a questão está dizendo?

  • Pensei assim tb, Koruja. Tb concordo com vc, Lorena. 

  • Questão capciosa.

    Assim como os demais colegas, acredito ter faltado coerência na questão, pois quando pesamos em líder, relacionamos a alguém com capacidade de influenciar, podendo ser ou não, um chefe. Assim, como saber a que tipo de líder estamos nos referindo analisando a questão?? 

     

    Só se olharmos amplamente para a questão e deduzirmos que o líder (responsável) do departamento de hotelaria de um hospital está hierarquicamente acima do gerente daquele departamento de hotelaria. Mas é bem cruel mencionar LÍDER (meramente) acima de GERENTE.

  • GAB. CERTO


    ASSERTIVA: Cabe ao líder do departamento de hotelaria dar à sua gerência autonomia para interagir e alinhar processos com outras áreas, inclusive as assistenciais.


    RESPOSTA: Certo, o líder ao qual a questão se refere, pode ser por exemplo um diretor e que ele tem poder para dar a sua gerência autonomia para alinhar processos.


  • Gab: CERTO

     

    A questão quis dizer que o líder do departamento em que ele gerencia, ou seja, ele é o gestor do setor, pode dar autonomia para seus subordinados/liderados para que interajam com os processos de outras áreas além de seu departamento, seja trabalhando em conjunto, seja como apoio.

  • Entendi a questão. Bem capciosa.

    O examinador quis dizer que o líder deixará a autonomia para seu chefe (sua gerência).

    Entenderam?

    Ficou mal redigida. Deu a entender que o líder estava delegando serviços de hierarquia superior.

  • Reescrevendo:

    O líder do departamento pode dar autonomia ao seu gerente para interagir e alinhar processos com outras áreas, inclusive as assistenciais?

    Pode.

  • Certíssimo, afinal a gerência pode interagir e alinhar processos, função mais tática do que estratégica.

  • Pensei igual você Koruja kkkkk

  • A banca adoraaaa confundir os candidatos

  • Aguardando comentário de algum professor...

  • Líder dá autonomia a gerente? Todo mundo que estuda o mínimo possível sabe que liderança não é cargo, não compõe a cadeia de comando formal da instituição, não tem autoridade. O diretor, por exemplo, pode ser líder (e é melhor que seja), mas isso independe do cargo que ele ocupa.

    Tipo de questão desrespeitosa com o candidato. E ainda tem gente que passa pano e tenta fazer malabarismo pra forçar o gabarito.


ID
2701540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

Em relação à gestão da qualidade dos recursos humanos de enfermagem, julgue o item seguinte.


Na gestão da qualidade do serviço de enfermagem, os manuais de enfermagem fazem referência a indicadores que metrificam essa qualidade; por exemplo, o indicador índice de treinamento de profissionais de enfermagem mede o grau de treinamento e capacitação do profissional, desconsiderando-se, nesse caso, os cursos de formação profissional.

Alternativas
Comentários
  • Treinamento na empresa é diferente da formação acadêmica (curso de formação profissional) do indivíduo. Não faz sentido entrar na contagem.

  • Até porque o treinamento leva em conta as práticas do dia-a-dia do trabalho, algo que nem sempre é contemplado na formação profissional da pessoa, mesmo que seja um curso voltado à área. É realmente preciso ler palavra por palavra para acertar essas questões de RH...

  • a capacitação do profissional nao esta ligada à cursos de formação profissional?

     

  • Errei a questão, mas a entendi: a formação profissional, dita no fim da assertiva, está ligada a formação básica para o desempenho da função de enfermeiro. E por óbvio ela estará fora da metrificação sugerida, já que constitui preceito básico, sem o qual o profissional não é nem considerado profissional!

  • Acho que o gabarito veio neste sentido por se tratar de preciosimos de termos que existem na GP. Formação profissional não se confunde com treinamento. Aquela é uma capacitação para preparar a pessoa para o mercado de trabalho - é uma formação INICIAL , PONTUAL.  Esta já se trata de uma capacitação voltada para o cargo atual que a pessoa ocupa , a fim de maximizar seu desempenho nele (note que é uma ação contínua , que não necessariamente tem relação direta com a formação profissional da pessoa).

     

    Ex: Eu tenho formação em engenharia mecânica , mas posso fazer um treinamento para aprender a usar algum software por exemplo. O índice de treinamento consideraria somente o treinamento do software , e não minha formação (inicial)

     

    Em linhas gerais: (meu resumo)

    Ø  TREINAMENTO: são programas de curto prazo, buscam preparar para um cargo em questão e obter resultados a curto prazo.

    Ø  DESENVOLVIMENTO: São programas de médio prazo, com resultados de médio prazo , que buscam capacitar o indivíduo para o decorrer de sua carreira.

    Ø  FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ações de capacitação voltadas a preparação da pessoa ao exercício de uma futura profissão no mercado de trabalho , com objetivos amplos e mediados , de longo prazo.

  • questão complicada. alto índices de erros. torcer para não vim nesse formato MPU... kkkk

  • Acredito que os cursos de formação profissional fazem parte de Desenvolvimento.

    A questão pediu indicador índice de Treinamento.

     

    Acho que é isso. Mas qq erro, so avisar que eu corrijo. =)

  • Treinamento na empresa é diferente da formação acadêmica (curso de formação profissional) do indivíduo.

  • Capacitação profissional vem depois da formação acadêmica. A formação acadêmica (profissional) é requisito básico para qualquer profissional que busca uma área específica, o que vai fazer diferença é a capacitação profissional (cursos, treinamentos). 

  • Em 18/10/2018, às 09:52:04, você respondeu a opção C.Certa!

    Em 18/10/2018, às 09:51:50, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 17/10/2018, às 08:40:34, você respondeu a opção C.Certa!

    Em 17/10/2018, às 08:31:55, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 14/10/2018, às 20:56:21, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 02/08/2018, às 16:59:08, você respondeu a opção E.Errada!

     

    kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Índice de Treinamento de Profissionais de Enfermagem

    Definição: relação entre o número de horas dos trabalhadores ouvintes nos cursos e o número de horas homem trabalhadas, multiplicado por 1.000.

    Equação para cálculo: Treinamento de Profissionais de Enfermagem = ( nº trabalhadores ouvintes no curso 1 x carga horária curso 1) + (nº trabalhadores ouvintes no curso 2 x carga horária curso 2) ...+ x 1000 nº de horas homem trabalhadas

    Responsável: enfermagem

    Frequência do levantamento: ( ) Diário ( ) Semanal (X) Mensal ( ) Anual Dimensão da coleta: todas as unidades.

    Observações:

    • Número de trabalhadores ouvintes em todos os cursos da instituição: é a somatória de todos os trabalhadores ouvintes dos cursos no período determinado.

    • Carga horária do curso: é a somatória das horas de todos os cursos ministrados no período determinado. Deverão ser contabilizados cursos realizados dentro da carga horária do trabalhador. Não incluir reuniões administrativas.

    • Número de horas/homem trabalhadas: é o número total de horas trabalhadas dos trabalhadores previstas para cada um no período.

    Considerar todos os treinamentos/capacitação dentro da carga horária trabalhada de cada trabalhador. • Excluir os cursos de formação profissional (técnico e graduação em enfermagem) e os de pós-graduação (lato e stricto sensu). 

    Referência: Manual de Indicadores de Enfermagem - 2ª edição – 2012

  • É TÃO BOM SABER QUE VC TAMBEM ERROU, :D


ID
3858262
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

O Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) (2007) ressalta a importância dos recursos humanos nos sistemas de saúde. Seria função de recursos humanos nas organizações hospitalares a gestão do emprego, de sistemas de apoio necessários para a realização do trabalho e a criação de um ambiente de trabalho positivo, considerando as três etapas apontadas pela OMS (2007) são elas:

Alternativas

ID
3858277
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

Os Gerentes de Caso (GC) trabalham em vários contextos. Eles podem ser encontrados no cuidado agudo, reabilitação, instituições de subagudos, programas comunitários e cuidados domiciliar. Além disso, os gerentes de caso podem ser independentes, representantes de companhias de seguro dentro do hospital para gerenciar e controlar o cuidado prestado aos seus segurados, Os hospitais e agências de saúde comunitárias constituem-se, também, como áreas para o GC. As metas do GC são avaliação e a mensuração dos resultados, tais como:

Alternativas
Comentários
  • E

    - Qualidade do cuidado: Os serviços devem ter um alvo bem definido, devem, também, ser apropriados, efetivos e benéficos para a população servida.

    - Tempo de permanência: A redução do cuidado institucional, medido pelo tempo de permanência no hospital ou em asilos para idosos ou doentes crônicos, é a marca dos sistemas de gerenciamento de caso e o aspecto maior do controle de custo. Seu enfoque é mover o paciente rapidamente pela instituição, em diferentes unidades de internação, por nível de complexidade e, ao mesmo tempo, manter um cuidado de qualidade e obter resultados satisfatórios.

    - Utilização dos recursos: Protocolos, tomada de decisão baseada nos dados, diretrizes reduzem e controlam a utilização de serviços via sistemas de gerenciamento de caso.

    - Controle de custo: controle dos gastos, gerenciando o processo de cuidado e assegurando resultados eficazes.


ID
3858289
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

Um conceito bastante simples de hotelaria hospitalar é “a reunião de todos os serviços de apoio, que, associados aos serviços específicos, oferecem aos clientes internos e externos conforto, segurança e bemestar durante seu período de internação.” (BOEGER, 2003, p.24) Dê valores de (V) verdadeiro ou (F) Falso nas afirmativas abaixo sobre hotelaria Hospitalar:

( ) Pode-se afirmar que a hotelaria hospitalar é o conjunto de serviços disponibilizados aos clientes internos (funcionários) e aos clientes externos (pacientes e acompanhantes).
( ) São os cuidados com o paciente e seu(s) acompanhante(s), desde a sua chegada ao hospital até a sua saída, com repasse de informações administrativas e serviços aos colaboradores.
( ) Quanto mais serviços prestar à sua comunidade, mais essa o valorizará. Ceder às pressões com desânimo só poderá apressar sua desvalorização e fundamentar a teoria de seu descarte.
( )A hotelaria hospitalar tem por objetivo oferecer condições de conforto, bem-estar, assistência, segurança e qualidade no atendimento, através de cortesia, segurança, acompanhamento do cliente, responsabilidade com acomodação, roupas, ambiente, higiene, manutenção e alimentação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

ID
4106755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos ao planejamento físico funcional de um hospital.

Cabe ao administrador hospitalar buscar instrumentos e mecanismos administrativos para ampliar a eficiência do gasto com insumos e pessoal, não deixando de levar em consideração a finalidade de cada setor que compõe o hospital

Alternativas

ID
4106767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

O centro cirúrgico de um hospital é o setor que oferece mecanismos para intervenção imediata em interocorrências clínicas, composto de estrutura física adequada e equipe profissional especializada. É considerado uma das áreas de maior rigor no controle e prevenção dos riscos aos usuários que necessitam de procedimentos operatórios. Sua eficiência está diretamente relacionada com a condição do cliente, tecnologia disponível, qualificação da equipe e cuidados com o ambiente e os equipamentos. Acerca dessa unidade hospitalar, julgue os itens seguintes.

Para que se alcance a devida eficiência no setor, os profissionais de centro cirúrgico devem estar em constante processo de qualificação sobre os mecanismos de prevenção da infecção hospitalar e do cuidado com o paciente cirúrgico.

Alternativas

ID
4106800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

        Custo é o valor de todos os recursos utilizados na produção e distribuição de bens e serviços. Os custos em saúde podem ser classificados em: diretos e indiretos; fixos e variáveis; visíveis e invisíveis etc. Os custos fixos não são passíveis de alteração em curto prazo, já os custos variáveis dependem da dimensão do volume de sua produção. Para Griffiths (1981), os custos diretos são aqueles diretamente incorridos na provisão de relevantes serviços de saúde. Os custos diretos visíveis são perceptíveis nos orçamentos de serviços formais de saúde, enquanto que os custos diretos invisíveis correspondem a serviços de saúde fornecidos sem pagamento ou pagos informalmente por familiares dos pacientes. Indiretos são frutos das conseqüências particulares, doenças e suas seqüelas etc. Os custos indiretos visíveis são aqueles que podem ser medidos quanto a perdas da produção econômica ou à possibilidade de consumo. Já os custos indiretos invisíveis são largamente subjetivos, tais como os custos de reações psíquicas como dor, desconforto, ansiedade, estigma etc., e de difícil cálculo.

Marcelo Gurgel. Economia da saúde: da epidemiologia a tomada de decisão. In: Rouquayrol. Epidemiologia e saúde, 2003 (com adaptações).


Tendo em vista o texto apresentado acima e os custos hospitalares, julgue os itens que se seguem.

O administrador hospitalar não deve utilizar apenas o critério de redução dos custos dos serviços hospitalares, mas sim a obtenção dos mesmos benefícios, a um custo mais baixo, ou, ainda, aumentar os benefícios sem que o custo suba.

Alternativas

ID
4106821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

        Uma clínica médica de um determinado hospital vem apresentando gastos elevados com luvas, seringas e soluções de limpeza. Ao analisar a situação, o administrador percebeu que os profissionais utilizavam seringas de 20 mL para preparar medicações que poderiam ser preparadas com seringas menores, alegando que o setor recebia muito mais seringas de 20 mL do que de 5 mL e 10 mL. Utilizavam luvas esterilizadas para executar procedimentos que não requeriam o uso de equipamento estéril, pois o setor não oferecia luvas de procedimento em quantidade suficiente para suprir todos os procedimentos esperados para o setor. O pessoal da limpeza estava fazendo estoque das soluções sob o argumento de risco de desabastecimento.


Acerca da situação hipotética relatada acima e do sistema de custos hospitalares, julgue o item seguinte. 

A constituição de um núcleo de controle de custos e gastos no setor poderá estimar melhor a quantidade de insumos necessários para o consumo, sendo caracterizada como uma eficiente estratégia para redução dos custos e do desperdício de material no setor.

Alternativas

ID
4106827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

        Uma clínica médica de um determinado hospital vem apresentando gastos elevados com luvas, seringas e soluções de limpeza. Ao analisar a situação, o administrador percebeu que os profissionais utilizavam seringas de 20 mL para preparar medicações que poderiam ser preparadas com seringas menores, alegando que o setor recebia muito mais seringas de 20 mL do que de 5 mL e 10 mL. Utilizavam luvas esterilizadas para executar procedimentos que não requeriam o uso de equipamento estéril, pois o setor não oferecia luvas de procedimento em quantidade suficiente para suprir todos os procedimentos esperados para o setor. O pessoal da limpeza estava fazendo estoque das soluções sob o argumento de risco de desabastecimento.


Acerca da situação hipotética relatada acima e do sistema de custos hospitalares, julgue o item seguinte. 

A definição de protocolos para uso dos insumos no setor deve ser feita juntamente com as chefias e os profissionais de saúde do setor. Com os protocolos definidos, os profissionais passarão a desenvolver seu trabalho de forma mais eficiente e com perdas menores, não sendo mais necessário qualquer intervenção. A definição de protocolos e rotinas garantirá a melhoria da eficiência e a redução dos desperdícios.

Alternativas

ID
4106830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

        Uma clínica médica de um determinado hospital vem apresentando gastos elevados com luvas, seringas e soluções de limpeza. Ao analisar a situação, o administrador percebeu que os profissionais utilizavam seringas de 20 mL para preparar medicações que poderiam ser preparadas com seringas menores, alegando que o setor recebia muito mais seringas de 20 mL do que de 5 mL e 10 mL. Utilizavam luvas esterilizadas para executar procedimentos que não requeriam o uso de equipamento estéril, pois o setor não oferecia luvas de procedimento em quantidade suficiente para suprir todos os procedimentos esperados para o setor. O pessoal da limpeza estava fazendo estoque das soluções sob o argumento de risco de desabastecimento.


Acerca da situação hipotética relatada acima e do sistema de custos hospitalares, julgue o item seguinte. 

Um hospital deve estabelecer um sistema de custos hospitalares centralizado em um único departamento, que será responsável por definir custos, analisar os estoques dos setores e contribuir para a eliminação dos desperdícios de todos os setores, reduzindo, assim, os custos hospitalares.

Alternativas

ID
4914409
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

A Engenharia Clínica é uma área dentro das unidades de saúde, responsável pela avaliação, manutenção e aquisição de materiais e equipamentos eletro médicos. Desta forma, a qualidade e o bom funcionamento destes equipamentos dependem da organização adequada desta área, por meio da programação de manutenções regulares.

Com base nesta afirmativa, assinale a alternativa que representa a resposta correta.

Alternativas

ID
4914418
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

De acordo com a OMS a seleção de medicamentos é um processo contínuo, multidisciplinar e participativo que deve desenvolver-se baseado na eficácia, segurança, qualidade e custo dos medicamentos a fim de assegurar o uso racional dos mesmos. Para seleção dos medicamentos alguns aspectos devem ser considerados, tais como: aspectos Epidemiológicos; Clínicos; Farmacodinâmicos; Farmacocinéticos; Econômicos e Logísticos.

Com relação aos critérios de seleção de medicamentos para padronização, assinale a alternativa que representa a resposta correta.

Alternativas

ID
4914427
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

A gestão de custos em qualquer tipo de organização é útil e proporciona ao administrador uma visão ampliada da realidade financeira, já que permite olhar por outro ângulo como são gastos os recursos disponíveis, permitindo identificar os exageros e destinar os recursos na quantidade certa para serem aplicados nas atividades necessárias. Portanto, é correto afirmar que a gestão de custos visa não somente gastar menos, mas principalmente gastar melhor.

Considerando o texto mencionado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a)  Para a prestação da assistência considera-se o valor gasto com energia elétrica, água e aluguel do prédio como 

    INCORRETO. São custos indiretos. 

     

    Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc

     

    Regra geral, não conseguimos avaliar de forma objetiva quanto cada produto "consumiu" de aluguel, energia elétrica e água. Por isso, na maioria das vezes, esses custos são tratados como indiretos.

    b)  O  compreende aquele que não pode ser facilmente associado a um determinado objeto de custo.

    INCORRETO. Trata-se dos custos indiretos, conforme comentário da letra A.

     

    c)  Custo direto é aquele que está diretamente ligado ao produto ou a prestação de serviços.

    CORRETO. O custo direto é aquele que está diretamente ligado à atividade-fim da empresa, ou seja, é relacionado à produção ou à prestação de serviço. Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta. 

     

    d)   são aqueles que independem do nível de atividade ou produção de um produto ou serviço.

    INCORRETO. Trata-se dos custos fixos.

     

    Os custos fixos de uma empresa são aqueles que são menos suscetíveis a apresentar variações de acordo com o volume de produção ou de vendas. São exemplos de custos fixos os gastos com o aluguel do imóvel, limpeza da fábrica e manutenção de máquinas. Em regra, esses itens possuem valores que se mantêm estáveis todos os meses, independentemente do fato de a empresa produzir ou vender mais ou menos.

     

    e)   são aqueles que dependem diretamente do volume produzido ou atendimentos realizados num determinado período.

    INCORRETO. Trata-se dos custos variáveis.

     

    Os custos variáveis correspondem aos gastos que aumentam ou diminuem de forma proporcional ao nível de atividade. A matéria-prima é um exemplo típico de custo variável. Quanto mais produtos forem fabricados por uma indústria, maior será seu consumo de matéria-prima e, portanto, o gasto com ela.

     


ID
4914430
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

Não é possível falar em uma boa gestão sem mensuração de desempenho. Para tanto, é preciso adotar indicadores de desempenho que permitam monitorar os processos nas organizações de saúde. Identificam-se, assim, algumas categorias de indicadores hospitalares, tais como: estratégicos, qualidade, produtividade, capacidade e efetividade entre outros.

Assinale a alternativa correta

Alternativas

ID
5072542
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

A qualidade da saúde possui alguns atributos. Assinale a alternativa que define o atributo relacionado entre o benefício real oferecido pelo sistema de saúde e de assistência, e o resultado potencial de um sistema ideal.

Alternativas

ID
5084722
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

   Os recursos financeiros federais administrados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) destinam-se a financiar as ações e os serviços públicos em saúde das entidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Parte desse recurso é transferido para os estados, o Distrito Federal e os municípios, a fim de que realizem, de forma descentralizada, ações e serviços de saúde. A partir de janeiro de 2018, os recursos do Ministério da Saúde, destinados a despesas com ações e serviços públicos de saúde (...) serão organizados e transferidos na forma dos seguintes blocos de financiamento: Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde; e Bloco de Investimento na Rede de Serviços Públicos de Saúde.

Disponível em: <https://www.conasems.org.br>. Acesso em: 2 dez. 2020, com adaptações.


Com base no texto, no que se refere à gestão de recursos financeiros, julgue o item a seguir.

Os recursos financeiros referentes ao bloco de investimentos serão destinados, exclusivamente, à aquisição de equipamentos; a obras de construções novas e reforma e (ou) adequações de imóveis já existentes, utilizadas para a realização de ações e serviços públicos de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Os recursos ao Ministério da Saúde repassados aos estados, municípios e ao Distrito Federal são organizados nos seguintes Blocos de Financiamento, de acordo com a Portaria nº 828, de 17 de abril de 2020:

    • Blocos de Financiamento: Bloco de Manutenção e Ações e Serviços Públicos de Saúde; Bloco de Estruturação e Ações e Serviços Públicos de Saúde.

    • Bloco de Manutenção: recursos destinados à manutenção das condições de oferta e continuidade da prestação das ações e serviços públicos de saúde, inclusive para financiar despesas com reparos e adaptações, como por exemplo: reparos, consertos, revisões, pinturas, instalações elétricas e hidráulicas, reformas e adaptações de bens imóveis sem que ocorra a ampliação do imóvel, dentre outros.

    • Ações e Serviços Públicos de Saúde
    • Atenção Primária
    • Atenção Especializada
    • Assistência Farmacêutica
    • Vigilância em Saúde
    • Gestão do SUS

    • Bloco de Estruturação: recursos aplicados conforme definido no ato normativo que lhe deu origem e serão destinados exclusivamente para Aquisição de equipamentos voltados para realização de ações e serviços públicos de saúde; obras de construções novas ou ampliação de imóveis existentes utilizados para a realização de ações e serviços públicos de saúde; e obras de reforma de imóveis já existentes utilizados para realização de ações e serviços públicos de saúde.

    • Ações e Serviços Públicos de Saúde

    • Atenção Primária
    • Atenção Especializada
    • Assistência Farmacêutica
    • Vigilância em Saúde
    • Gestão do SUS

    https://portalfns.saude.gov.br/sobre-o-fns/


ID
5147662
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

A União prestará cooperação técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para a implementação das transferências diretas dos Estados para os Fundos Municipais de Saúde dos Municípios destinadas a financiar ações e serviços públicos de saúde, bem como para a modernização dos respectivos Fundos de Saúde, com vistas ao cumprimento das normas previstas na Lei no 141/2012. De acordo com a referida Lei, a cooperação técnica prestada pela União consiste:

Alternativas