SóProvas


ID
4914433
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Historicamente, um dos primeiros teóricos na área de Administração foi Frederick W. Taylor. Entre seus estudos, estão o de “tempos e movimentos” e o “homem certo para atividade certa”. O que diferenciou o trabalho de Taylor em relação aos demais profissionais que o antecederam?

Alternativas
Comentários
  • Letra D - Utilização do Método Científico.

  • Letra D.

    Taylor passou a observar as organizações sob um olhar científico da coisa. Seus antecessores analisaram empiricamente as organizações. Por isso Taylor é pioneiro na visão científica das organizações. No começo do século XX, com a complexidade das organizações, já não bastava apenas gerir de qualquer maneira o seu negócio. Era preciso pensar cientificamente as organizações para se manter competitivo no mercado.

  • Teoria da administração científica = administração como ciência.

  • Taylor propôs enxergar a Administração como ciência. De que forma? Substituindo a improvisação pelo planejamento, o empirismo pelo método científico.

    O método científico para ele consistia basicamente em duas coisas: 1) Observar; 2) Mensurar.

    Foi o que ele fez em seu estudo "tempos e movimentos", observou e mensurou:

    a) O que o trabalhador faz

    b) Como faz

    c) quanto tempo leva

    Com isso ele tinha como objetivo encontrar o método mais rápido, o instrumento mais adequado, o tempo médio de execução, e assim ser capaz de padronizar a execução da tarefa.

  • GAB. D

    Segundo Chiavenato (2012, p. 4):

    "Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência: a Ciência da Administração."

  • CienTífica - Taylor - Tarefa

  • Na verdade, a "Administração Cientifica" criou uma "ciência", sem aplicar ciência. Preocupou-se muito com o "como", muita vezes, deixando de lado o "porquê". Pouco foram os métodos com a devida aplicação científica. Mas no geral é isso: métodos científicos.

    Introdução a Teoria Geral da Administração.

    Chiavenato, 2004. página 71