-
Letra D - Utilização do Método Científico.
-
Letra D.
Taylor passou a observar as organizações sob um olhar científico da coisa. Seus antecessores analisaram empiricamente as organizações. Por isso Taylor é pioneiro na visão científica das organizações. No começo do século XX, com a complexidade das organizações, já não bastava apenas gerir de qualquer maneira o seu negócio. Era preciso pensar cientificamente as organizações para se manter competitivo no mercado.
-
Teoria da administração científica = administração como ciência.
-
-
Taylor propôs enxergar a Administração como ciência. De que forma? Substituindo a improvisação pelo planejamento, o empirismo pelo método científico.
O método científico para ele consistia basicamente em duas coisas: 1) Observar; 2) Mensurar.
Foi o que ele fez em seu estudo "tempos e movimentos", observou e mensurou:
a) O que o trabalhador faz
b) Como faz
c) quanto tempo leva
Com isso ele tinha como objetivo encontrar o método mais rápido, o instrumento mais adequado, o tempo médio de execução, e assim ser capaz de padronizar a execução da tarefa.
-
GAB. D
Segundo Chiavenato (2012, p. 4):
"Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência: a Ciência da Administração."
-
CienTífica - Taylor - Tarefa
-
Na verdade, a "Administração Cientifica" criou uma "ciência", sem aplicar ciência. Preocupou-se muito com o "como", muita vezes, deixando de lado o "porquê". Pouco foram os métodos com a devida aplicação científica. Mas no geral é isso: métodos científicos.
Introdução a Teoria Geral da Administração.
Chiavenato, 2004. página 71