SóProvas


ID
4914436
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Escola Clássica empreendeu esforços em busca pela eficiência nos âmbitos do chão de fábrica e da gerência. Seus teóricos mais conhecidos, Taylor e Fayol, possuíam abordagens distintas e complementares. As pesquisas desses teóricos ocorreram, respectivamente, em quais países?

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Teoria científica = Pai é Frederick Taylor (Americano), 1903. ênfase nas tarefas dos indivíduos, visão das partes para o todo. Buscava alcançar a eficiência.

    Teoria Clássica = Pai é Henri Fayol, surgiu em 1916, na França. Ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Visão do todo para as partes.

    Fonte: Professor Rafael Barbosa, Estratégia Concursos. Desejo a vc RESISTIR na caminhada árduaa!! Valerá a pena cada abdicação!!!

  • Pense numa questão fuleragi

  • A questão facilitou, quem sabia que FAYOL foi na França já matava a questão

  • A pessoa estuda mil teorias, fases, contexto histórico pra chegar na prova e perguntarem isso.

  • Teoria científica = Pai é Frederick Taylor (Americano), 1903. ênfase nas tarefas dos indivíduos, visão das partes para o todo. Buscava alcançar a eficiência.

    Teoria Clássica = Pai é Henri Fayol, surgiu em 1916, na França. Ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Visão do todo para as partes.

  • Para resolvermos a questão em análise, precisamos conhecer um pouco sobre o trabalho de Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915) e de Jules Henri Fayol (1841 – 1925). Os dois autores são considerados os pais da Administração Científica e da Teoria Clássica, respectivamente.

    Taylor iniciou a Escola da Administração Científica, em que o foco era aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário. Já Fayol desenvolveu a Teoria Clássica da Administração, em que o foco era aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais de Administração em bases científicas.

    Taylor nasceu em março de 1856, em Germantown (hoje Filadélfia), no Estado da Pensilvânia – EUA, onde desenvolveu grande parte da sua teoria. Já Fayol nasceu em 1841, em IstambulImpério Otomano (hoje Turquia). Seu pai (francês) era engenheiro e responsável por obras da ponte de Gálata. Sua família voltou para a França em 1847, onde Fayol se formou em engenharia, na Escola Nacional Superior de Minas de Saint-Étienne, em 1860, e foi na França que Fayol desenvolveu a sua teoria de Administração.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “B", pois Taylor desenvolveu sua teoria nos Estados Unidos da América e Fayol, na França.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Agora peraí viu, ô questão fela da mãe

  • Se Taylor e Fayol soubessem que iriam formular uma questão dessa, eles não teriam inventado nada.

  • Não sou de reclamar de banca.

    Mas essa questão me levou a pensar para onde estamos indo...

    Taylor e Fayol criaram teorias que "mudaram a chave" da administração, mas para a Banca o importante é saber onde as pesquisas foram feitas.