SóProvas


ID
4914442
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Episódios externos, de difícil previsão, fora do controle da organização, mas que afetam os seus resultados, tais como guerras, tragédias naturais, acidentes de grandes proporções etc., foram objetos da Escola

Alternativas
Comentários
  • A teoria contingencial é uma teoria comportamental, que defende a inexistência de uma única maneira ideal de projetar estruturas organizacionais. De acordo com esta ideia, o melhor método para administrar uma empresa depende da situação interna e externa, já que tudo é relativo e está em constante mudança.

    O intuito dessa abordagem é adaptar o projeto da empresa às incertezas enfrentadas pela organização, como cenários de crise ou a situação de mercado. O ponto central consiste em projetar uma estrutura organizacional que possa passar por situações de contingência — ou seja: situações inesperadas — de maneira eficaz e eficiente.

  • Gab.: C

    "A palavra contingencial significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, dependendo das circunstancias. [...] Os estudos recentes sobre as organizações complexas levaram a uma nova perspectiva teórica: a estrutura da organização e seu funcionamento são dependentes da sua interface com o ambiente externo. [...] Como o ambiente é extremamente vasto e complexo, as organizações não podem absorvê-lo conhecê-lo e compreendê-lo em sua totalidade e complexidade, o que seria inimaginável. O ambiente é um contexto que apresenta diversas condições extremamente variáveis e complexas, difíceis de serem abordadas em seu conjunto e analisadas com objetividade. As organizações precisam tatear, explorar e discernir o ambiente para reduzir a incerteza a seu respeito."

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 2014. p.495-511.

  • Diferença da contingencial para a sistêmica: na contingencial a preocupação é com o ambiente externo, na sistêmica é com o todo.

    Fonte: Meus resumos.

  • E a teoria estruturalista veio absolutamente para interpor todos os departamentos e o ambiente de trabalho , cada dia que passa os departamentos sim um dependem do outro como uma pirâmide que necessita da base para se sustentar .

    Nada como flexibilidade para garantir o sucesso de empresas no mercado , para isso o ontem organizacional deve estar ligado diretamente a alguns pontos ,como por exemplo ter visão ampla das relações vigentes , ser atento ao que acontece em sua empresa para que não haja desmoronamento por parte dos departamentos .

  • Escola Contingencial.

  • GAB. C

    Segundo Chiavenato (2012, p.84):

    "Essa abordagem é eminentemente externa: enfatiza o efeito das consequências ambientais sobre o comportamento observável e objetivo das pessoas."

    "A visão contingencial procura analisar as relações dentro e entre os subsistemas, bem como entre a organização e seu ambiente e definir padrões de relações ou configuração de variáveis."

    "Como a organização é um sistema aberto, ela mantém transações e intercâmbio com seu ambiente. Isso faz com que tudo o que ocorre externamente no ambiente passe a influenciar internamente o que ocorre na organização."

  • GAB C

    TEORIA CONTINGENCIAL

    1. Lida com incertezas e eventualidade; Relativismo;
    2. Ênfase no ambiente;
    3. Sistemas abertos;
    4. Homem complexo;
    5. Características do ambiente condicionam as características organizacionais;
    6.  Visão de contingência: habilidade do gestor em identificar contingências-chave.

    (QUADRIX) Segundo a teoria contingencial, em uma relação funcional, as variáveis ambientais são variáveis independentes e as técnicas administrativas são variáveis dependentes CERTO

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS