-
A teoria contingencial é uma teoria comportamental, que defende a inexistência de uma única maneira ideal de projetar estruturas organizacionais. De acordo com esta ideia, o melhor método para administrar uma empresa depende da situação interna e externa, já que tudo é relativo e está em constante mudança.
O intuito dessa abordagem é adaptar o projeto da empresa às incertezas enfrentadas pela organização, como cenários de crise ou a situação de mercado. O ponto central consiste em projetar uma estrutura organizacional que possa passar por situações de contingência — ou seja: situações inesperadas — de maneira eficaz e eficiente.
-
Gab.: C
"A palavra contingencial significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, dependendo das circunstancias. [...] Os estudos recentes sobre as organizações complexas levaram a uma nova perspectiva teórica: a estrutura da organização e seu funcionamento são dependentes da sua interface com o ambiente externo. [...] Como o ambiente é extremamente vasto e complexo, as organizações não podem absorvê-lo conhecê-lo e compreendê-lo em sua totalidade e complexidade, o que seria inimaginável. O ambiente é um contexto que apresenta diversas condições extremamente variáveis e complexas, difíceis de serem abordadas em seu conjunto e analisadas com objetividade. As organizações precisam tatear, explorar e discernir o ambiente para reduzir a incerteza a seu respeito."
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 2014. p.495-511.
-
Diferença da contingencial para a sistêmica: na contingencial a preocupação é com o ambiente externo, na sistêmica é com o todo.
Fonte: Meus resumos.
-
-
E a teoria estruturalista veio absolutamente para interpor todos os departamentos e o ambiente de trabalho , cada dia que passa os departamentos sim um dependem do outro como uma pirâmide que necessita da base para se sustentar .
Nada como flexibilidade para garantir o sucesso de empresas no mercado , para isso o ontem organizacional deve estar ligado diretamente a alguns pontos ,como por exemplo ter visão ampla das relações vigentes , ser atento ao que acontece em sua empresa para que não haja desmoronamento por parte dos departamentos .
-
Escola Contingencial.
-
GAB. C
Segundo Chiavenato (2012, p.84):
"Essa abordagem é eminentemente externa: enfatiza o efeito das consequências ambientais sobre o comportamento observável e objetivo das pessoas."
"A visão contingencial procura analisar as relações dentro e entre os subsistemas, bem como entre a organização e seu ambiente e definir padrões de relações ou configuração de variáveis."
"Como a organização é um sistema aberto, ela mantém transações e intercâmbio com seu ambiente. Isso faz com que tudo o que ocorre externamente no ambiente passe a influenciar internamente o que ocorre na organização."
-
GAB C
TEORIA CONTINGENCIAL
- Lida com incertezas e eventualidade; Relativismo;
- Ênfase no ambiente;
- Sistemas abertos;
- Homem complexo;
- Características do ambiente condicionam as características organizacionais;
- Visão de contingência: habilidade do gestor em identificar contingências-chave.
(QUADRIX) Segundo a teoria contingencial, em uma relação funcional, as variáveis ambientais são variáveis independentes e as técnicas administrativas são variáveis dependentes CERTO
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS