SóProvas


ID
4914451
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os modelos de processo decisório iniciam-se com os teóricos racionais, buscando a maximização dos resultados. A partir disso, um dos avanços mais relevantes foi a abordagem desenvolvida pelo prêmio Nobel Herbert Simon, o qual reconheceu que a maximização seria algo utópico, ou seja, apenas teórico. Essa abordagem ficou amplamente conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Herbert Simon assinala que a maioria das pessoas são só parcialmente racionais e que estas atuam através de impulsos emocionais não totalmente racionais em muitas de suas ações. 

    Ao deparar-se com algum tipo de problema que seja mais complexo do que outros problemas do dia a dia, a reação natural de todo indivíduo é reduzir o problema a um modelo que seja de mais fácil compreensão. O motivo pelo qual, é a limitação de absorção de todas as informações e o tempo para sintetizá-las e processá-las. Por conseguinte, contenta-se com as decisões que sejam o bastante satisfatórias e que atendam as devidas expectativas, porém não necessariamente a decisão ideal.

    Fonte: wiki

  • Modelo da Racionalidade Limitada: Esse modelo parte do pressuposto de que o indivíduo tem uma capacidade limitada de processar informações (capacidade cognitiva limitada). Portanto, é impossível assimilar, e compreender todos os dados necessários para maximizar os resultados da decisão. Assim, o indivíduo busca reduzir os problemas e as informações a um nível em que consiga entender e processar.

    O indivíduo busca, portanto, tomar decisões que sejam “satisfatórias e suficientes” (ou seja, ele não busca tomar “decisões ótimas”).

    As premissas desse modelo são:

    - O indivíduo tem uma capacidade limitada de processar informações (capacidade cognitiva limitada);

    - Leva em consideração os “desvios de percepção” existentes entre diferentes indivíduos (ou seja, cada indivíduo pode perceber a situação de maneira diferente);

    - As informações são insuficientes, variáveis ou imperfeitas;

    - As situações são complexas.

    (Fonte: Estratégia Concursos - Adm. Geral - Prof. Stefan Fantini)

  • teórico (Herbert Simon) que nos trouxe outro modelo: o da racionalidade limitada. Simon observou que, na realidade, as pessoas nem se baseiam inteiramente na razão nem se baseiam totalmente na intuição.

    fonte: pdf estratégia/ prof RODRIGO RENNÓ

  • Gabarito B

    Obs: Sensemaking significa “criação de sentido”, ou seja, geração de significados que possam ser valiosos para os indivíduos e, consequentemente, para as organizações; é o processo pelo qual as pessoas dão sentido às suas experiências coletivas.