SóProvas


ID
4914454
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um empreendedor gostaria de criar uma estrutura organizacional que fosse, ao mesmo tempo, ágil e possuísse clareza de comunicação entre os diferentes níveis organizacionais e na qual houvesse uma assessoria técnica para a tomada de decisão da presidência da empresa. Ou seja, a estrutura organizacional recomendada, nesse caso, é a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    A estrutura linha-staff é o resultado da combinação entre a estrutura linear e a estrutura funcional. O objetivo é maximizar as vantagens e reduzir as desvantagens desses dois tipos de organização. Busca-se manter a unidade de comando (das unidades de linha – autoridade de linha – autoridade hierárquica), incrementada por uma assessoria especializada (das unidades de staff – unidades de conhecimento – autoridade de assessoria).

    Os órgãos de linha desempenham funções de linha, ou seja, atividades que estão relacionadas com às atividades-fim da empresa. São consideradas as atividades principais da empresa.

    Os órgãos de staff desempenham funções de staff, isto é, atividades que estão relacionadas às atividades-meio da empresa. Tratam-se das atividades de assessoria (ou de suporte) da empresa.

    Fonte: Estratégia Concursos - Professor Stefan Fantini

  • GABARITO: LETRA C

    LINHA-STAFF: Representa a combinação da linear com a funcional. É o tipo mais empregado atualmente. Na organização linha-staff existem órgãos de linha (execução) e de assessoria (apoio e de consultoria) mantendo relações entre si. Os órgãos de linha utilizam-se de autoridade linear e pelo princípio escalar, já os de staff prestam assessoria e serviços especializados.

    As unidades e posições de linha se concentram no alcance dos objetivos principais da empresa e as demais unidades e posições da empresa que receberam aqueles encargos passaram a denominar assessoria (staff), cabendo-lhes a prestação de serviços especializados e de consultoria técnica, influenciando indiretamente o trabalho dos órgãos de linha por meio de sugestões, recomendações, consultoria, prestação de serviços como planejamento, controle, levantamentos, relatórios etc.

    Características:

    - Fusão da estrutura linear com a funcional, com predomínio da primeira. Cada órgão se reporta a um e apenas um órgão superior, mas cada órgão recebe também assessoria e serviços especializados de diversos órgãos de staff;

    - Coexistência entre linhas formais de comunicação com linhas diretas. As primeiras se dão entre superiores e subordinados, representando as relações de hierarquia. Já as diretas ligam os órgãos com o staff;

    - Separações entre órgãos operacionais e órgãos de apoio.

    - Hierarquia versus especialização, havendo predomínio dos aspectos lineares na organização. Mantém o princípio da hierarquia, sem abrir mão da especialização.

    Vantagens:

    - Assegura assessoria especializada e inovadora, mantendo o princípio da autoridade única;

    - Atividade conjunta e coordenada de órgãos de linha e de staff;

    Desvantagens:

    - Não são facilmente aceitas as funções exercidas pela unidade staff, criando dificuldades de coordenação interna.

    - Unidades de staff incrementam a formação de “técnicos de gabinete”.

    - Os membros dos órgãos staff não aceitam com facilidade as limitações dos cargos que lhe são pertinentes e tendem a exercer atividades próprias dos órgãos de linha.

    FONTE: AULAS DO PROF. PETRONIO CASTRO.

  • Linha-staff