-
O transporte ferroviário tem como característica principal o atendimento a longas distâncias e grandes quantidades de carga com menor custo de seguro e frete. Porém a flexibilidade no trajeto é limitada tornando-o mais demorado. O Brasil tem apenas a décima maior extensão em trilhos, um total aproximado de 29.000 Km.
Fonte: https://blog.ietec.com.br/tipos-de-modais/
gab. E
-
Em compensação ele não enfrenta engarrafamento e nem paga pedágio. Só o Brasil mesmo para acabar com a ferrovias ao invés de expandi-las. Enquanto isso a Europa, mesmo sendo o berço das grandes indústrias automobilísticas, tem uma vasta malha ferroviária.
-
GABARITO: LETRA E
Ferroviário
Transportador de longo curso e de baixa velocidade
Transporte de matérias-primas e de produtos manufaturados de baixo custo
Preferência para transporte de carga completa
Maior parte do tempo em trânsito deve-se a operações de carga e descarga.
FONTE: http://www2.ita.br/~correia/TRA-53/semana_3.pdf
-
Uma consideração sobre o modal ferroviário:
Sua destinação principal é para transporte de cargas de maior volume e grande peso, sendo que o prazo de entrega normalmente não é o fator em destaque (OU SEJA, DEMORA P/ CARAMBA...), e sim o volume transportado.
-
GABARITO: E.
Transporte modal
Modal ferroviário: custo fixo (alto) em equipamentos, terminais, vias férreas etc. Custo variável baixo. Os trens são mais adequados para transportar grandes quantidades de cargas volumosas para longas distâncias. Sua frequência de saída é menor que a dos caminhões, que podem partir quando estão carregados.
Modal rodoviário:custo fixo baixo (rodovias estabelecidas e construídas com fundos públicos). Custo variável médio. Os caminhões não oferecem suas próprias vias, mas pagam uma taxa na forma de licenças, gasolina e outros impostos sobre a utilização da estrada. Os terminais são geralmente de propriedades das transportadoras e por elas operados, mas, em alguns casos, podem ser de propriedade do governo. O modal rodoviário oferece serviço porta a porta e é adequado para produtos de volume relativamente pequeno para um mercado disperso. (baixa distância) 400km
Modal hidroviário: custo fixo médio (navios e equipamentos). Custo variável baixo (capacidade de transportar grande quantidade de tonelagem). As hidrovias são oferecidas pela natureza, com ou sem assistência do governo. Sua principal vantagem é o custo operacional baixo e sua relativa capacidade para grandes volumes. Os navios são lentos e podem oferecer serviço porta a porta. (cabotagem)
Modal aeroviário: custo fixo alto (aeronave e manuseio e sistemas de cargas). Alto custo variável (combustível, mão de obra, manutenção etc.). O transporte aéreo não tem vias, no sentido de leitos fixos de estradas, mas exige um sistema aéreo que inclui sistemas de controle de tráfego e navegação aérea. Esses sistemas são geralmente oferecidos pelo governo.
Modal dutoviário: custo fixo mais elevado (direitos de acesso, construção, requisitos para controles das estações e capacidade de bombeamento). Custo variável mais baixo (nenhum custo com mão de obra de grande importância).
-
O cara que inventou essa questão estava sem o que fazer ....e sem amigo .