SóProvas


ID
4915213
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para monitoramento do cuidado obstétrico é necessário o registro do processo do cuidar visando uma assistência segura, qualificada e voltada às necessidades da mulher. Os indicadores, entre outros, que atende a este objetivo é:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Portaria 11 do Ministério da Saúde de 07 de janeiro de 2015, é indicador de parto normal o percentual de partos realizados por cada profissional: enfermeiro (a) e médico (a). Além disso, é importante a classificação de risco para um atendimento mais assertivo. Alternativa A está correta. 

    Proporção de parto normal assistido pelo médico obstetra não é um indicador de assistência segura em obstetrícia. Alternativa B está errada. 

    assistência segura visa o controle da dor principalmente por métodos não farmacológicos. Alternativa C está errada. 

    A taxa de episiotomia é um indicador importante, porém o tempo médio de duração do trabalho de parto normal não. Alternativa D está errada. 

    A questão trata do monitoramento do cuidado obstétrico e não neonatal. Alternativa E está errada. 

    Só para esclarecer um pouco mais a questão, alguns exemplos de indicadores utilizados no monitoramento do cuidado obstétrico são: tempo médio de espera para classificação de risco em obstetrícia; tempo médio de atendimento por tipo de classificação; taxa de cesarianas; taxa de cesarianas em primíparas; proporção de parto normal assistido por enfermeira obstétrica; taxa de uso de métodos não farmacológicos de alívio da dor; taxa de analgesia em parto normal; taxa de uso de venóclise em 1º e 2º estágios do parto; taxa de uso de ocitocina em 1º e 2º estágios do parto; taxa de parto em posição não supinataxa de episiotomia; proporção de RN com contato pele a pele no nascimento; taxa de RN com peso igual ou maior que 2,5kg com apgar < 7 no quinto minuto; proporção de mulheres que receberam hemotransfusão; proporção de mulheres elegíveis que receberam sulfato de magnésio; taxa de ocupação; tempo médio de permanência. 

     

    Gabarito do Professor: Letra A 

     

    1: Tempo médio de espera do cadastro ao início da classificação de risco

    2: Tempo Médio da classificação de risco

    3: Tempo médio de espera do final da classificação de risco ao atendimento médico ou da enfermeira obstetra por prioridade clínica

    4: Percentual de classificações segundo prioridade clínica (cor)

    Fonte: Manual de Acolhimento e Classificação de Risco em Obstetrícia

    "Alternativa A"

  • Segundo a Portaria 11 do Ministério da Saúde de 07 de janeiro de 2015, é indicador de parto normal o percentual de partos realizados por cada profissional: enfermeiro (a) e médico (a). Além disso, é importante a classificação de risco para um atendimento mais assertivo. Alternativa A está correta. 

    Proporção de parto normal assistido pelo médico obstetra não é um indicador de assistência segura em obstetrícia. Alternativa B está errada. 

    A assistência segura visa o controle da dor principalmente por métodos não farmacológicos. Alternativa C está errada. 

    A taxa de episiotomia é um indicador importante, porém o tempo médio de duração do trabalho de parto normal não. Alternativa D está errada. 

    A questão trata do monitoramento do cuidado obstétrico e não neonatal. Alternativa E está errada. 

    Só para esclarecer um pouco mais a questão, alguns exemplos de indicadores utilizados no monitoramento do cuidado obstétrico são: tempo médio de espera para classificação de risco em obstetrícia; tempo médio de atendimento por tipo de classificação; taxa de cesarianas; taxa de cesarianas em primíparas; proporção de parto normal assistido por enfermeira obstétrica; taxa de uso de métodos não farmacológicos de alívio da dor; taxa de analgesia em parto normal; taxa de uso de venóclise em 1º e 2º estágios do parto; taxa de uso de ocitocina em 1º e 2º estágios do parto; taxa de parto em posição não supina; taxa de episiotomia; proporção de RN com contato pele a pele no nascimento; taxa de RN com peso igual ou maior que 2,5kg com apgar < 7 no quinto minuto; proporção de mulheres que receberam hemotransfusão; proporção de mulheres elegíveis que receberam sulfato de magnésio; taxa de ocupação; tempo médio de permanência. 

     

    Gabarito do Professor: Letra A