SóProvas


ID
4915366
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um conhecido âncora, de uma importante emissora de televisão, demitiu-se depois que foi descoberto que ele era proprietário de uma empresa que prestava serviços para um grande banco brasileiro e para uma empresa de saúde privada. Segundo as informações que chegaram ao público, o âncora sugeria pautas (relevantes para a rede de TV), informava fontes e contava detalhes sobre o funcionamento das reportagens.

O seu comportamento afrontou o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros que

Alternativas
Comentários
  • Dony De Nuccio

  • letra a

    Código de Ética dos jornalistas brasileiros

    Art. 7º O jornalista não pode: VI - realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não-governamentais, da qual seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário, nem utilizar o referido veículo para defender os interesses dessas instituições ou de autoridades a elas relacionadas.

    Dony chegou ao “Jornal Hoje” para substituir Evaristo Costa, que decidiu não renovar o contrato com a Globo em 2017. Atualmente, ele está na CNN Brasil. Sem aval da TV Globo, Dony De Nuccio faturou R$ 7 milhões em parceria com banco. Segundo o Notícias da TV, o apresentador do ‘Jornal Hoje’  entrevistou executivos, produziu vídeos, cartilhas, palestras para o Banco Bradesco. A colaboração resultou em um total de R$ 7.239.692 para o jornalista. A atuação de Dony quebrou uma das diretrizes dos Princípios Editoriais da Globo, que prega a isenção jornalística. A reportagem aponta violações no Código de Ética e de Conduta da Globo. O apresentador do ‘Jornal Hoje’ violou o capítulo ‘Conflito de Interesses’. “É vedado a qualquer Integrante usar a visibilidade ou o prestígio do Grupo Globo, assim como seu cargo ou função para influenciar alguém ou obter vantagem pessoal, seja patrimonial ou de outra natureza”, confirma trecho do documento.

    fonte: hypeness.com.br