SóProvas


ID
4915936
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Criança de 2 anos admitida em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica após afogamento evolui com apneia e atividade elétrica sem pulso (AESP), caracterizando parada cardiorrespiratória (PCR). Foi instalada via aérea avançada e obtido acesso vascular. 

Assinale a alternativa correta em relação ao medicamento de escolha para tratamento da AESP na PCR.

Alternativas
Comentários
  • Epinefrina e Adrenalina

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Enfermagem em UTI e Saúde da Criança e do Adolescente.

    Criança de 2 anos admitida após afogamento evolui com apneia e atividade elétrica sem pulso (AESP) = caracterizando parada cardiorrespiratória (PCR). 

     

    O medicamento de escolha para tratamento da AESP na PCR é Epinefrina 0,01 mg/kg a cada 3 a 5 minutos. Essa dosagem favorece o processo da PCR, lembrando de realizar as compressões.

     

    Lembrar que doses menores produzem bradicardia devido a efeito central. A dose máxima é 0,5 mg na criança e 1,0 mg nos adolescentes. 

     

    Resposta do Professor: E.

  • COMENTÁRIOS

    Utiliza-se a Epinefrina a cada 3 a 5 min. Observe as dosagens. Estamos falando de RN, então nem poderia ser a dose de adulto da letra “a”, por exemplo. Outro ponto para se lembrar é que, no uso de drogas, já estamos em suporte avançado”.

    RESPOSTA: E.

  • Epinefrina 0,01 mg/kg a cada 3 a 5 minutos.