SóProvas


ID
4915945
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No cuidado da criança em terapia de nutrição parenteral, é competência do enfermeiro avaliar a via de administração e o dispositivo de acesso. Considerando essa atribuição, assinale a alternativa que indica a osmolaridade máxima segura para administração de nutrição parenteral em cateteres intravenosos periféricos.

Alternativas
Comentários
  • Não use cateteres periféricos para infusão contínua de produtos vesicantes, para nutrição parenteral com mais de 10% de dextrose ou outros aditivos que resultem em osmolaridade final acima de 900 mOsm/L, ou para qualquer solução com osmolaridade acima de 900 mOsm/L.

    http://biblioteca.cofen.gov.br/cateteres-perifericos-novas-recomendacoes-anvisa-garantem-seguranca-assistencia/#:~:text=N%C3%A3o%20use%20cateteres%20perif%C3%A9ricos%20para,acima%20de%20900%20mOsm%2FL.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre saúde da criança e do adolescente.

    A osmolaridade máxima segura para administração de nutrição parenteral em cateteres intravenosos periféricos é DE 850 mOsm / L (APROXIMANDO PELAS ALTERNATIVAS 900 mOsm / L)

    O acesso venoso periférico está indicado para a TNP de curto prazo ou em casos de dificuldade extrema de acesso central, com limitação em relação à composição e à osmolaridade da solução.

    Resposta do Professor: B.

    Referencia: Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral Associação Brasileira de Nutrologia. Acessos para Terapia de Nutrição Parenteral e Entera. Projeto Diretrizes, 2011. 

  • cateteres periféricos até 900 osmoloaridade

    cateteres centrais >700(maior que) cerca de 2.000 osmolaridade

    A osmolaridade máxima segura para administração de nutrição parenteral em cateteres intravenosos periféricos é DE 850 mOsm / L (APROXIMANDO PELAS ALTERNATIVAS 900 mOsm / L). 

    O acesso venoso periférico está indicado para a TNP de curto prazo ou em casos de dificuldade extrema de acesso central, com limitação em relação à composição e à osmolaridade da solução.

    Não use cateteres periféricos para infusão contínua de produtos vesicantes, para nutrição parenteral com mais de 10% de dextrose ou outros aditivos que resultem em osmolaridade final acima de 900 mOsm/L, ou para qualquer solução com osmolaridade acima de 900 mOsm/L.

  • Não use cateteres periféricos para infusão contínua de produtos vesicantes, para nutrição parenteral com mais de 10% de dextrose ou outros aditivos que resultem em osmolaridade final acima de 900 mOsm/L, ou para qualquer solução com osmolaridade acima de 900 mOsm/L.

    RESPOSTA: B.