SóProvas


ID
4915948
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

ANS, 1 ano e 4 meses, sexo feminino, mantendo cateter intravenoso periférico (do tipo sobre agulha e calibre 24 G) em arco dorsal da mão esquerda, apresentando discreto eritema, dor no local de inserção e cordão venoso palpável. Estes sinais indicam a ocorrência de

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre enfermagem em UTI e saúde da criança e do adolescente.

    Em acesso venoso periférico, com cateter do tipo sobre agulha e calibre 24 G que está apresentando discreto eritema, dor no local de inserção e cordão venoso palpável, indica sinal de flebite (Letra C). Essa nada mais é que a inflamação na parede do vaso.


    A) Incorreto. A infiltração é caracterizada por edema e dor no local da punção.

    B) Incorreto. O extravasamento é caracterizado por edema, dor e eritema no local da punção. 

    C) Correto.

    D) Incorreto. O erro de medicação é a administração inadequada. 

    E) Incorreto. A infecção de corrente sanguínea é caracterizada pela presença de marcadores inflamatórios sanguíneos.


     

    Resposta do Professor: C.

  • Gabarito C

    Flebite - processo inflamatório das veias, com apresentação de sinais e sintomas de dor, calor e rubor. A veia inflamada torna-se palpável, dando a sensação de cordão endurecido.

     Na administração endovenosa as reações mais frequentes são dor e flebite ocasionadas pelo contato do medicamento com o endotélio vascular - medicamentos como a anfotericina B, penicilina G cristalina e vancomicina exigem diluição em grande quantidade de solução e aplicação intermitente, gota a gota.

    Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/profae/pae_cad3.pdf