SóProvas


ID
4915957
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipertensão intracraniana é uma das consequências mais comuns do traumatismo cranioencefálico. O controle da pressão intracraniana (PIC) é um dos objetivos da internação da criança em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e o seu manejo se dá por meio das seguintes intervenções:

Alternativas
Comentários
  • hipocapnia ou hipocapnéia também conhecida como hipocarbia, às vezes incorretamente chamada de acapnia, é o estado do dióxido de carbono reduzido no sangue.

    Hipocapnia habitualmente resulta de respiração profunda ou rápida, conhecida como hiperventilação.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hipocapnia#:~:text=A%20hipocapnia%20ou%20hipocapn%C3%A9ia%20tamb%C3%A9m,%C3%A9%20o%20oposto%20da%20hipercapnia.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre enfermagem em UTI.

    O controle da pressão intracraniana (PIC) se dá por meio do controle da temperatura, cabeceira do leito elevada a 30 graus, sedação, analgesia e drenagem liquórica (Letra A). Essas manobras reduzem a pressão e consequentemente melhoram o estado geral do paciente.


    B) Incorreto. A hipotermia aumenta a pressão.



    C) Incorreto. O decúbito a 0 graus aumenta a pressão. A temperatura deve estar estável e controlada.


     

    D) Incorreto. A sedação é normalmente necessária mas não é condição mandatória. A hipocapnia (diminuição da concentração de dióxido de carbono no sangue) causa vasoconstrição, porém deve ser usada com muita cautela.

    E) Incorreto. A PIC elevada pode causar hiponatremia. 


     

    Resposta do Professor: A.

  • O manejo inicial desses pacientes deve iniciar com abordagem de vias aéreas, estabilização de ventilação e circulação, avaliação neurológica, realização de tomografia de crânio e instalação de monitoração da pressão intracraniana. Nos casos de alteração de PIC, deve-se iniciar sedação, controle de temperatura, analgesia, administração de relaxante muscular contínuo e elevação a 30 graus do leito do paciente (se este estiver euvolêmico). 

    RESPOSTA: A