O quadro apresentado pelo lactente de 6 meses é característico de desidratação, principalmente a fontanela deprimida, boca seca e pulsos periféricos fraco. Como se trata de um quadro com a desidratação já instalada não é um diagnóstico de risco, portanto as alternativas A e B estão erradas (risco de volume de líquidos desequilibrado e risco de volume de líquidos deficiente).
Apesar dos pulsos periféricos fracos e tempo de enchimento capilar lento uma das principais características definidoras do débito cardíaco diminuído é a bradicardia, e o lactente está com taquicardia. Alternativa C está errada.
De acordo com o quadro apresentado o diagnostico de enfermagem que mais se enquadra é Volume de líquidos deficiente, alternativa D está correta.
Pelo quadro apresentado o problema não está na perfusão, mas sim no volume de líquido no lactente. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra D
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011.