SóProvas


ID
4915975
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Lactente de 6 meses, sexo feminino, admitida em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica com o seguinte quadro: letargia, pouca resposta a estímulos dolorosos, fontanela anterior deprimida, mucosa oral seca, pulsos periféricos fracos, frequência cardíaca de 180 batimentos por minuto e tempo de enchimento capilar de 4 segundos.

Qual diagnóstico de enfermagem pode ser estabelecido a partir de tais características clínicas?

Alternativas
Comentários
  • Ela está desidratada... Volume de líquidos deficiente.

  • O quadro apresentado pelo lactente de 6 meses é característico de desidratação, principalmente a fontanela deprimida, boca seca e pulsos periféricos fraco. Como se trata de um quadro com a desidratação já instalada não é um diagnóstico de risco, portanto as alternativas A e B estão erradas (risco de volume de líquidos desequilibrado e risco de volume de líquidos deficiente). 

    Apesar dos pulsos periféricos fracos e tempo de enchimento capilar lento uma das principais características definidoras do débito cardíaco diminuído é a bradicardia, e o lactente está com taquicardia. Alternativa C está errada. 

    De acordo com o quadro apresentado o diagnostico de enfermagem que mais se enquadra é Volume de líquidos deficiente, alternativa D está correta. 

    Pelo quadro apresentado o problema não está na perfusão, mas sim no volume de líquido no lactente. Alternativa E está errada. 

     




    Gabarito do Professor: Letra D 

    Bibliografia 
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011.