-
GABARITO- D Agentes inotrópicos, como a dopamina e a noradrenalina, com efeito vasoconstritor, são indicados para crianças com choque séptico.
-
Os agentes inotrópicos, como a dopamina, podem ser utilizados no choque hipovolêmico na criança para apoio farmacológico à circulação, após a ressuscitação volumétrica e a correção dos fatores inotrópicos negativos. Alternativa A está errada.
A dobutamina é um fármaco que atua no miocárdio por estimulação dos receptores β1 adrenérgicos aumentando a sua contratilidade, é a droga de escolha no caso de choque cardiogênico. Alternativa B está errada.
A milrinone tem efeito inotrópico positivo e ação vasodilatadora. Sua aplicação requer monitorização da função cardíaca e pressão arterial, ECG; continuamente durante a infusão, equilíbrio hídrico, eletrólitos (potássio e magnésio sérico) e função renal; durante a terapia. Alternativa C está errada.
Os medicamentos tradicionalmente utilizados no suporte circulatório a pacientes com sepse e choque incluem vasopressores (dopamina, noradrenalina e vasopressina) e inotrópicos (adrenalina, dobutamina e milrinona). Alternativa D está correta.
A dobutamina aumenta a forca de contração do coração, portanto age principalmente na sístole e não na diástole. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra D
-
A dobutamina deve ser administrada:
em bomba de infusão e em acesso venoso central.
Aumento da pressão arterial média.
Aumento da frequência cardíaca de tal maneira que leva a uma taquicardia. ( ) Parada cardiorrespiratória 30 minutos após o uso de dobutamina duplamente concentrada.
TAQUICARDIA NÃO!
BRADICARDIA SIM!
Sem aumento da frequência cardíaca
Dobuta não altera FRENQUENCIA CARDÍACA !!
A dobutamina é um fármaco que atua no miocárdio por estimulação dos receptores β1 adrenérgicos aumentando a sua contratilidade, é a droga de escolha no caso de choque cardiogênico.
A dobutamina aumenta a forca de contração do coração, portanto age principalmente na sístole e não na diástole.
-
A Errada. Os agentes inotrópicos, como a dopamina, podem ser utilizados no choque hipovolêmico na criança para apoio farmacológico à circulação, após a ressuscitação volumétrica e a correção dos fatores inotrópicos negativos.
B Errada. A dobutamina é um fármaco que atua no miocárdio por estimulação dos receptores β1 adrenérgicos aumentando a sua contratilidade, é a droga de escolha no caso de choque cardiogênico.
C Errada. A milrinone tem efeito inotrópico positivo e ação vasodilatadora.
D Certa.
E Errada. A dobutamina aumenta a força de contração do coração, portanto age principalmente na sístole e não na diástole.
RESPOSTA: D.