SóProvas


ID
4915993
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dos seguintes modos de ventilação pulmonar mecânica, aquele que possibilita que seja disparado um maior número de respirações sincronizadas, sem alterar a frequência respiratória preestabelecida no aparelho é o modo

Alternativas
Comentários
  • A ventilação mandatória intermitente (IMV), descrita originalmente em 1955 e ainda utilizada para suporte ventilatório de crianças com insuficiência respiratória, é um modo de ventilação no qual ciclos mecânicos predeterminados são liberados enquanto o paciente respira espontaneamente entre os ciclos com fluxo gasoso contínuo.

    Os aparelhos que permitem o modo IMV são de fácil manuseio, proporcionam ajustes simples dos parâmetros ventilatórios e são de custo mais baixo se comparados aos ventiladores mais modernos. Apesar dessas vantagens, como o paciente não interage com o ventilador, pode haver discordância entre as respirações espontâneas e as mecânicas. Em tais condições, ocorre distensão pulmonar adicional, aumento de frequência de barotrauma, diminuição do débito cardíaco, diminuição da oxigenação, aumento do trabalho respiratório e maior necessidade de uso de sedativos, com possível aumento do tempo de utilização de ventilação mecânica (VM) e do tempo de internação.

    Em razão dessas dificuldades, nos últimos anos tem-se procurado aprimorar esses aparelhos. Assim, os ciclos mecânicos, inicialmente disparados por tempo, começaram a ser disparados de acordo com o esforço inspiratório, melhorando a adaptação da criança à máquina. Esse modo foi denominado ventilação mandatória intermitente sincronizada (SIMV). O SIMV incorpora válvula de demanda que libera fluxo gasoso mediante os esforços inspiratórios do paciente. Caso a criança não respire, ciclos mandatórios predeterminados serão liberados pela máquina. Esse modo ventilatório também não é destituído de problemas, sendo os principais a autociclagem do aparelho e o aumento do trabalho da musculatura respiratória.

    fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572009000100004

  • O que existe é a ventilação mandatória intermitente e não continua. Alternativa A está errada. 

    Ventilação mandatória intermitente sincronizada (SIMV): nesse modo, o ventilador permite a combinação de ciclos controlados, em frequência predeterminada, com ciclos assistidos e espontâneos, estes com o auxílio da pressão de suporte. Alternativa B está errada. 

    ventilação espontânea não precisa de aparelho. Alternativa C está errada. 

    O tipo de ventilação mecânica que existe é a Ventilação assisto-controlada (A/C) e não proporcional assistido. Alternativa D está errada. 

    A ventilação mandatório intermitente sincronizado possibilita que seja disparado um maior número de respirações sincronizadas, sem alterar a frequência respiratória preestabelecida no aparelho. Alternativa E está correta. 





    Gabarito do Professor: Letra E