O aumento da saturação de oxigênio é um bom preditivo de que o desmame está ocorrendo de forma eficaz. Alternativa A está errada.
A elevação na pressão parcial de gás carbônico Paco2 (com acidose respiratória) indica que está ocorrendo hipoventilação alveolar e falha no desmame. Alternativa B está correta.
Assim como na alternativa A espera-se um aumento na pressão parcial de oxigênio (PaO2) no desmame eficaz, a diminuição da pressão parcial de oxigênio (PaO2 ) seria preocupante. Alternativa C está errada.
Fração inspirada de O2 (FiO2) é a porcentagem de oxigênio no ar inspirado. Em ar ambiente, ao nível do mar, temos uma FiO2 de 21%. A relação PaO2/FiO2, referência para a avaliação da oxigenação em pacientes com lesão pulmonar aguda e síndrome da angústia respiratória aguda, não apresenta boa acurácia para o desmame. Alternativa D está errada.
Apenas uma boa força muscular inspiratória não é suficiente para o desmame, já que a musculatura respiratória é predominantemente de resistência. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra B
Bibliografia
Nemer SN, Barbas CSV. Parâmetros preditivos para o desmame da ventilação mecânica. J Bras Pneumol. 2011;37(5):669-679
Lopes JSC, el al. Preditores de falha de extubacao em unidade de terapia intensiva. Revista Pesquisa em Fisioterapia. 2016 Maio;6(2):179-188 ·