SóProvas


ID
4916011
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Síndrome Nefrótica em crianças é caracterizada por:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D - proteinúria, hipoproteinemia, hiperlipidemia e edema.

  • SÍNDROME NEFRÓTICA

    O comprometimento da barreira de filtração gera perda maciça de albumina e de outras proteínas, como as imunoglobulinas e proteínas transportadoras. Para tentar suprir essa perda, o fígado aumenta a produção de colesterol e triglicerídeos, formando a tríade clássica da síndrome nefrótica: anasarca, com hipoalbuminemia grave (menor que 2,5 g/dl) e dislipidemia. Por vezes, os pais podem referir urina de aspecto “espumoso”.

    fonte: https://www.portalped.com.br/especialidades-da-pediatria/nefrologia/sindrome-nefritica-e-nefrotica-na-emergencia-pediatrica-o-que-fazer/

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre enfermagem em UTI.

    A Síndrome Nefrótica em crianças é caracterizada por proteinúria, hipoproteinemia, hiperlipidemia e edema (Letra D). é uma condição que precisa ser tratada e acompanhada, uma vez que pode levar a complicações e injuria renal. Pode estar associada a doenças sistêmicas, metabólicas e imunológicas.

    O paciente não apresenta quadro de hiperproteinemia, hipolipidemia, hipovolemia ou  hipervolemia. Por esse motivo alternativas A, B, C e E estão incorretas.

    Resposta do Professor: D.

  • A Síndrome Nefrótica em crianças é caracterizada por proteinúria, hipoproteinemia, hiperlipidemia e edema (Letra D). É uma condição que precisa ser tratada e acompanhada, uma vez que pode levar a complicações e injuria renal. Pode estar associada a doenças sistêmicas, metabólicas e imunológicas. O paciente não apresenta quadro de hiperproteinemia, hipolipidemia, hipovolemia ou hipervolemia. 

    Por esse motivo alternativas A, B, C e E estão incorretas.

    RESPOSTA: D

  • Na Síndrome Nefrótica ocorre um comprometimento da barreira de filtração dos rins, levando a uma perda maciça de proteínas (proteinúria) e diminuição de proteínas no sangue (hipoproteinemia), então o fígado produz colesterol para compensar resultando em dislipidemia e anasarca.