SóProvas


ID
4916020
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Criança de 5 anos apresenta taquicardia supraventricular com pulso. Os sinais vitais estão estáveis com exceção à frequência cardíaca aumentada. Oxigênio suplementar já foi instalado.

Qual a próxima intervenção mais apropriada para essa criança?

Alternativas
Comentários
  • O artigo de Tonello et al. fala : "As manobras vagais podem ser tentadas em qual- quer paciente estável antes da cardioversão com dro- gas, com índice de sucesso variável. O reflexo vagal induzido produz bloqueio transitório do nodo A-V, quebrando o circuito de reentrada. Nos lactentes, a manobra vagal pode ser realizada a partir da aplica- ção da bolsa de gelo sobre a face do paciente por cer- ca de 20 segundos (reflexo do mergulho), com o cui- dado de não obstruir as vias aéreas (classe IIa). Nos pacientes maiores, a massagem do seio carotídeo (so- bre a carótida e o mais alto possível) alternadamente, de cada lado do pescoço, e a manobra de Valsalva são as mais indicadas (classe IIb). A compressão do bulbo ocular está contraindicada para indução do re- flexo vagal, pelo risco de deslocamento de retina.3,4" TONELLO, Roberta da Silva D.'Alessandro et al. Abordagem prática dos distúrbios de ritmo em pediatria. 2013.
  • O tratamento da taquicardia supraventricular paroxística (TSP) sempre inicia com tentativas de aumentar o tônus vagal, como a manobra de valsava ou a massagem do seio carotídeo. A massagem do seio carotídeo somente pode ser realizada após a ausculta das carótidas, para certificar-se de que não existem sopros (na presença de sopros, a massagem está contraindicada).

    O seio carotídeo direito deve ser massageado primeiro, por cerca de 20 segundos. Se não surtir efeito, então o seio carotídeo esquerdo deve ser massageado. A massagem NUNCA deve ser realizada de forma bilateral, simultaneamente. Durante o procedimento o ECG do paciente deve ser monitorado continuamente. Se a massagem do seio carotídeo ou a manobra de valsalva falharem, a terapia farmacológica está indicada.

    A droga de escolha é a adenosina. A administração de adenosina intravenosa deve ser realizada em um local onde seja possível realizar desfibrilação de emergência. Outras alternativas são o verapamil, diltiazem ou metoprolol (1). Apesar de a taquicardia supraventricular paroxística ser geralmente uma arritmia benigna, raramente ela desaparece sem tratamento. Uma vez que o paciente teve um episódio, outros episódios provavelmente ocorrerão(1) (G

    A TSP pode ser prevenida, ou o número de episódios reduzidos por diversos agentes antiarrítmicos, como por exemplo beta-bloqueadores e bloqueadores dos canais de cálcio (igualmente convenientes). O CKS sugere o uso de atenolol ou metoprolol (na ausência de contraindicações) (2).

    A ablação por radio frequência é muito efetiva em casos refratários ou nos pacientes que apresentam a síndrome de Wolff – Parkinson -White (quando é o tratamento de primeira escolha) (1).

    fonte: https://aps.bvs.br/aps/qual-o-melhor-tratamento-para-pacientes-com-taquicardia-supraventricular-paroxistica-sem-instabilidade-hemodinamica/

  • D. Manobra vagal sem atrasar a administração do antiarrítmico.

  • Marquei B só pela ousadia do desfibrilador

  • Gabarito D

  • salve pessoal de medicina só curiando a matéria de vcs voltar para a do foco PM

  • On cô tô? kkk

  • Sou de carreiras jurídicas, força galera de MED, sempre que abro o QC faço uma questão aleatória, essa eu chutei pelo antiarrítmico, palpite bom. kkk

  • Tive que chutar essa questão pq não aguentava mais abrir o QC e ela estar sempre na primeira página kkkkk Errei. Melhor voltar pro direito kkkkkkkk

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre enfermagem em UTI.

    Criança de 5 anos apresenta taquicardia supraventricular com pulso. Os sinais vitais estão estáveis com exceção à frequência cardíaca aumentada. Oxigênio suplementar já foi instalado. A próxima intervenção mais apropriada para essa criança é a realização da Manobra vagal sem atrasar a administração do antiarrítmico (Letra D) no caso, a Adenosina.


    A) Incorreto. A Cardioversão sincronizada
    é indicada com taquicardia supraventricular, flutter atrial ou fibrilação atrial.

    B) Incorreto. A Desfibrilação é indicada na Fibrilação Ventricular e Taquicardia Ventricular sem pulso.

    C) Incorreto. A Amiodarona é um antiarrítmico que age bloqueando os canais de calcio. É indicada na Taquicardia ventricular sintomática e Taquicardia supraventricular sintomática.

    D) Correto.

    E) Incorreto. A Lidocaína é um antiarrítmico indicado para tratamento de arritmia ventricular em casos pós- infarto do miocárdio, intoxicação digitálica, pós-cateterismo ou cirurgia cardíaca.

    Resposta do Professor: D.

  • Como sempre a galera puxa o saco da Medicina e Esquece Enfermagem! Eu Amo essa Cultura do Brasil!

  • salve galera da MED um amor por todos vcs!!!!

  • Isso não é medicina, é ENFERMAGEM

  • Salve galera da enfermagem que está na linha de frente, hoje e sempre. \o/

  • letra D.

    E entre os principais tipos de manobras vagais, tem-se:  massagem no seio carotídeo e manobra de Valsalva.

  • As manobras vagais são importantes para reversão da TSV em pacientes estáveis porque elas reduzem a condição atrioventricular e o mecanismo envolve o nó atrioventricular.

    As principais manobras são a Valsalva e massagem do seio carotídeo.

  • A) Incorreto. O Flumazenil é indicado para promover a reversão completa ou parcial dos efeitos sedativos centrais dos benzodiazepínicos.

    B) Correto.

    C) Incorreto. A Atropina é um medicamento indicado para o bloqueio temporário de efeitos muscarínicos graves ou potencialmente letais.

    D) Incorreto. A Epinefrina é utilizada em casos de parada cardíaca e choque anafilático, estimulando de forma potente e agindo diretamente nos receptores alfa e beta-adrenérgicos.

    E) Incorreto. A Adenosina é um antiarrítmico indicada no tratamento da taquicardia paroxística supraventricular.

    RESPOSTA: D

  • Isso não é medicina, é enfermagem.

  • Corrindo a correção do gabarito, a Amiodarona inibe os canais de potássio, não de cálcio.

  • Manobra vagal é indicada para reverter Taquicardia Supra Ventricular (TSV) em pacientes estáveis.